Times mineiros apoiam Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+

arco-iris galo
Torcedores também postaram suas próprias homenagens (Reprodução/@campolina69/Twitter)

Para celebrar o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, nesta segunda-feira (28), os times mineiros América, Atlético, Cruzeiro, e o estádio Mineirão fizeram postagens pregando o respeito e o fim do preconceito envolvendo a comunidade LGBTQIA+. As equipes e o principal estádio de Minas lembraram que o futebol é para todas as pessoas e que os torcedores devem respeitar a diversidade.

No Brasil, país que mais mata homossexuais, trans e travestis no mundo, a luta não deve ser minimizada, e os clubes mineiros lembraram da importância do combate ao preconceito. A atitude representa, para muitas pessoas, um passo importante para a luta pela sobrevivência.

O Atlético foi o primeiro a se manifestar. Logo cedo, por volta das 8h, postou uma foto com a faixa arco-íris, símbolo da comunidade, com os dizeres: “O Galo é de todos e para todos”. Na legenda, a equipe alvinegra ainda escreveu: “O Galo se orgulha de quem luta pela igualdade e respeita a diversidade”.

O América veio logo em seguida, e não só realizou uma postagem em homenagem à data, como também mudou a foto de perfil em todas as redes sociais do clube. Agora, a primeira equipe de futebol da capital mineira carrega um fundo arco-íris atrás do clássico escudo do time. “O futebol é um espaço de todos! Estamos juntos na luta contra todo o tipo de preconceito envolvendo a comunidade LGBTQIA+, não só hoje, mas todos os dias! Feliz #DiaDoOrgulhoLGBTQIA+ !!! Que todos sejam livres para amar!”, escreveram.

O Cruzeiro também mostrou seu apoio à causa e mandou a mensagem: “Que todos se orgulhem de ser quem são. O Cruzeiro está junto na luta por respeito e pela diversidade. #DiaDoOrgulho“. Na foto, ainda tem os dizeres: “Azul e branco, mas sem distinção de cores”, juntamente à frase “o time de todos” com todas as cores da bandeira LGBTQIA+, além de um slogan final: “O time do respeito e diversidade”.

Mineirão junto!

O Mineirão também fez parte do movimento e postou uma homenagem pela data já no sábado, dia 26 de junho, juntamente com um vídeo. Já a foto de perfil foi alterada para uma com a bandeira LGBTQIA+ no fundo e a palavra “Amor” em destaque. “Na próxima segunda-feira, dia 28 de junho, se celebra o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+. Data que simboliza a luta pela visibilidade, respeito, sobrevivência e a resistência! Viva a diversidade, viva o respeito, VIVA O AMOR”, escreveu o estádio.

Agradecimentos

Nas redes sociais, torcedores agradeceram pela manifestação dos times. “Você não sabe como é necessária essa representatividade e o quanto ficamos gratos por se importarem com nós. Isso é ser o verdadeiro time do povo!”, disse uma cruzeirense, que não deixou de lembrar da má fase da equipe. “mas ainda quero ver a melhora do time em campo e voltar a ficar 100% feliz com meu time”, disse, em referência a mais uma derrota do Cruzeiro no Brasileirão.

Os torcedores do América deram um show de empatia e muitos elogiaram o time. “Meu coelhão nunca decepciona”, disse um internauta. No lado do Atlético, uma torcedora mostrou uma tatuagem do escudo do Galo junto com as cores da bandeira. “O Galo é o time do amor!!”, escreveu.

Edição: Vitor Fernandes

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!