Times sofrem com gás lacrimogêneo na Colômbia, Galo vence e está nas oitavas

colômbia
Galo saiu vitorioso em jogo marcado por interrupções (Pedro Souza/Atlético)

O Galo venceu o América de Cali por 3 a 1 num jogo muito mais tenso fora de campo do que dentro dele, nesta noite de quinta-feira (13) no Estádio Romelio Martínez, em Barranquilla, na Colômbia. Em meio a protestos intensamente reprimidos nos arredores do campo, com gás lacrimogêneo atingindo jogadores e comissões técnicas, o jogo foi paralisado diversas vezes, mas não chegou a ser suspenso.

Líder isolado do Grupo H, com 10 pontos, o Galo já está matematicamente garantido nas oitavas de final da Liberta. O América de Cali, por sua vez, já não tem mais chances de passar de fase, com apenas 1 ponto em 4 jogos. Na próxima rodada da competição, o alvinegro visita o Cerro Porteño no estádio La Olla, no Paraguai, nesta quarta-feira (19).

Fora de campo

Infelizmente, o clima fora de campo não estava nada bom. Nas últimas semanas, a Colômbia vem passando por um período turbulento, com muitos protestos por diversas reivindicações sendo fortemente reprimidos pelas autoridades. Em diferentes momentos do jogo, foi possível ouvir bombas de gás lacrimogêneo sendo lançadas nos arredores do estádio durante os protestos.

Galo sai na frente

Logo no início, aos 3 minutos, o Galo chegou ao gol com Keno, mas o atacante estava em posição de impedimento. Cerca de 10 minutos depois, Tchê Tchê pegou de longe e o goleiro Graterol segurou firme. O time mineiro cresceu e conseguiu abrir o placar aos 20, depois de cruzamento perfeito de Nacho para a cabeçada de Hulk. Esse foi o quinto gol do jogador na Libertadores 2021.

Empatou logo depois

Porém, a vantagem atleticana foi interrompida após poucos minutos. No contra-ataque do time colombiano, Moreno recebeu, limpou a zaga e chutou rasteiro direto para as redes, deixando tudo igual no placar.

Inacreditável…

Na quarta vez que o jogo foi paralisado, na marca dos 40 minutos, os dois times foram para o vestiário, mas o 1T continuou após alguns minutos. Aos 51, Keno chutou forte na pequena área e o goleiro Graterol fez um milagre. Pouco depois, foi a vez de Nacho tentar e parar novamente no arqueiro. Na marca dos 56 do 1T, Hulk recebeu na área em boas condições para marcar, mas a bola saiu fraca – possivelmente, em decorrência do gás lacrimogêneo.

+1 pro Galo

Por mais surreal que parecesse diante do tenso contexto extra-campo, a segunda etapa aconteceu no estádio Romelio Martínez. Logo no começo, aos 8 minutos, o Galo voltou à frente no placar. Savarino cruzou e a bola parou nos pés de Guilherme Arana, que conseguiu um lindo chute da diagonal, direto para as redes.

Aos 21 do 2T, o jogo foi novamente paralisado para os jogadores recorrerem à água, com o objetivo de amenizar os efeitos do gás. Depois da retomada, os atletas continuavam demonstrando o desconforto.  

Lá e cá

Savarino cobrou falta perigosa aos 25, mas Graterol espalmou. Apenas 3 minutos depois, Keno chutou forte para nova defesa do goleiro. O América de Cali respondeu aos 31 com chute venenoso do volante Paz: a bola desviou na zaga e explodiu na trave. No finalzinho, aos 44, por pouco não veio o empate colombiano. Ortiz desviou de cabeça e Everson fez uma ótima defesa para salvar o Galo. Nos acréscimos, a situação do América de Cali ficou ainda mais dramática: o zagueiro Kevin Andrade foi expulso após levar o 2º amarelo, por mão na bola.

Fechando a vitória

No “apagar das luzes”, aos 51 minutos, ainda deu tempo para mais um gol atleticano. No contra-ataque mortal, Tardelli tocou para Vargas, que deu um leve toque de cobertura para as redes.

O gol do chileno oficializou a vitória por 3 a 1 e a classificação atleticana antecipada para as oitavas de final da Libertadores. De resto, é impossível não lamentar que um jogo tão importante tenha acontecido num momento tão triste.

Edição: Roberth Costa
Beatriz Kalil Othero[email protected]

Jornalista formada pela UFMG, escreve para o BHAZ desde 2020, e atualmente, é redatora e fotógrafa do Portal. Participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2021 e 2022, e pela Rede de Rádios Universitárias do Brasil em 2020.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!