Torcida do Fluminense retira xingamento racista de música famosa e ganha apoio na web

torcida do fluminense
A retirada do termo racista foi feita na semana da Consciência Negra (Bruno Haddad/Fluminense)

A torcida do Fluminense deve fazer uma importante mudança na letra de uma música famosa: a retirada de um termo racista. Na semana do Dia da Consciência Negra, celebrado no dia 20 de novembro, a ideia de mudança na letra foi incentivada por diversos torcedores nas redes sociais. O termo “mulambo imundo”, da canção “Desde pequeno te sigo”, foi substituído por “volta pro remo”. A informação foi confirmada por Diogo Riccobene, o presidente da organizada Bravo 52, uma das principais torcidas do clube.

‘Contem conosco’

No início da semana, o perfil oficial da torcida Bravo 52 foi convidado a pensar sobre a mudança do refrão da música. “Cara, mudar o refrão. Bora. ‘E pra você flamenguista, me escuta, volta pro remo”, escreveu um torcedor. A torcida acatou a mudança: “Ótima sugestão: Tão grande quanto a celebração da data, devem ser nossas atitudes. É por isso que apoiamos e lutaremos por ajustes nas letras que propagam discriminação. Contem conosco”. Confira a conversa abaixo:

Torcida já pensava em mudar

Em entrevista ao portal NETFLU, o presidente da torcida do Fluminense, Diogo Riccobene, afirmou que o assunto já era pautado antes mesmo do engajamento nas redes. “Na verdade, nós da diretoria da Bravo, há algum tempo, já havíamos conversado sobre o tema. Eu participei de um podcast e falei sobre esse assunto. Nós, como torcida, temos sim que ter um papel social também, lutar por causas que mereçam ser, de certa forma, um grito de apoio. E essa é uma”, explicou.

Segundo o presidente da torcida organizada, esse tipo de alteração não é feito do dia para noite. “Como citei, nós já havíamos falado sobre algumas músicas que são preconceituosas, mas sabíamos que não seria fácil a mudança, teria resistência. Mas lutaremos para que o torcedor tricolor entenda o verdadeiro significado da palavra “mulambo” e se envergonhe de dizer e cantar esse termo”, ressaltou.

Repercussão

Nas redes sociais, a mudança feita pela torcida do Fluminense foi elogiada por muitos torcedores e reprovada por alguns. “Eu apoio, parabéns aos envolvidos”, escreveu um torcedor. “Cheio de reclamações nos comentários, não sabia que vocês gostavam tanto de serem racistas”, criticou um usuário. Leia algumas opiniões:

Atualmente, o time tricolor ocupa a 7ª colocação na tabela do Campeonato Brasileiro, com 51 pontos. A próxima partida do Flu é contra o líder Atlético, neste domingo (28), no Mineirão.

Edição: Roberth Costa
Beatriz Kalil Othero[email protected]

Jornalista formada pela UFMG, escreve para o BHAZ desde 2020, e atualmente, é redatora e fotógrafa do Portal. Participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2021 e 2022, e pela Rede de Rádios Universitárias do Brasil em 2020.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!