O Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou que cancelou o primeiro treino de familiarização do triatlo dos Jogos Olímpicos Paris 2024, previsto para ocorrer neste domingo (28) no rio Sena. A decisão foi tomada após verificar que a qualidade da água do local não estava adequada. Apesar disso, as etapas de familiarização com a corrida e a bicicleta prosseguirão conforme planejado.
Um dos motivos que justificam a baixa qualidade foi a chuva que caiu no dia da cerimônia oficial de abertura dos Jogos Olímpicos, realizada na última sexta-feira (26).
A organização afirma que a prioridade é a saúde dos atletas, e acredita que o nível volte ao normal cerca de 36 horas após o fim da chuva.
“Os testes efetuados no Sena revelaram níveis de qualidade da água que, no entender da federação internacional, a World Triathlon, não oferecem garantias suficientes para permitir a realização do evento. Isto deve-se à chuva que caiu em Paris nos dias 26 e 27 de julho”, diz a organização das provas.
Na próxima madrugada, o COI se junta com a Organização Mundial de Triatlo para definir sobre as sessões de treino marcadas para esta segunda-feira (29).
Se houver um novo cancelamento, os triatletas não terão oportunidade de treinar no Sena antes da corrida que ocorre na próxima terça-feira (30).
Investimento para melhoria do rio Sena
A população francesa está proibida de nadar no rio Sena há cerca de 100 anos por causa dos riscos à saúde. Mas a prefeitura de Paris tem investido milhões de euros para reverter este cenário.
Anne Hidalgo, prefeita da capital francesa, nadou recentemente no local para comprovar que as condições são boas. Porém, isso é variável de acordo com as condições climáticas.
A expectativa é de que a partir do ano que vem os parisienses possam retomar os banhos no rio Sena.