Tricampeão Mineiro! Atlético supera Cruzeiro e conquista seu 47º título estadual

final mineiro galo cruzeiro
Nacho e Hulk marcaram para o Galo na finalíssima do Mineiro (Atlético/Divulgação)

Na finalíssima do Campeonato Mineiro 2022, o grande vencedor foi o Atlético, após vencer o Cruzeiro por 3 a 1 no Mineirão! Hulk (2) e Nacho fizeram os gols alvinegros, enquanto Edu descontou para o time estrelado. Os comandados de Mohamed foram mais certeiros nas finalizações e aproveitaram melhor as chances de marcar. E talvez o placar “engane”, mas o Galo não teve “vida fácil” com a Raposa: muitas boas tentativas celestes pararam no goleirão Everson.

O duelo ocorreu nesta chuvosa tarde de sábado (2), diante de mais de 53 mil presentes das torcidas divididas pela primeira vez em cerca de 5 anos. Esse foi o 47º título do Galo na história do torneio estadual, sendo o terceiro seguido nos últimos anos.

Começo quente

O clássico começou inflamado, como se espera de uma decisão de campeonato. Logo aos 3 minutos, Rafael Cabral saiu jogando errado e Hulk ficou com ela. O atacante chutou frente a frente e o goleiro do Cruzeiro conseguiu se redimir de seu erro. No rebote de Keno, Cabral agarrou.

O Cruzeiro respondeu aos 8 na cabeçada veneniosa de Edu, que tirou tinta da trave. O time celeste chegou bem de novo aos 15, quando Pedro Castro chutou de fora e Everson espalmou.

Atlético cresce

Ao longo do 1T, o Galo foi crescendo no jogo e conseguia as melhores chances. Arana chutou de fora aos 23 e a bola passou. Na marca dos 29, a tentativa de Huk parou em Rafael Cabral novamente.

Galo na frente

Até que um minuto depois, o time alvinegro saiu na frente com o super-herói. De fora da área, Hulk chutou rasteiro, cruzado, e Cabral só olhou: 1 a 0 para o Galo na final.

Quase, Cruzeiro

O Cruzeiro tentou não se abalar com o gol sofrido e se arriscou mais no ataque. Aos 42, Canesin cruzou bem para Leque, mas ele não conseguiu chegar nela. Por pouco, não veio o empate aos 44, quando Pedro Castro deu um toque “de letra” com muito perigo, que Everson defendeu. No minuto seguinte, Edu chutou de dentro da área e o goleiro atleticano salvou novamente.

Tenso

O jogo voltou truncado para o 2T, com o Cruzeiro tentando reagir já no início, enquanto o Atlético tentava controlar e se defender. Aos 8, Edu cabeceou para fora na área. O Galo respondeu aos 14 na tentativa de Hulk. Ele tentou “canetar” Rômulo, mas não conseguiu e Rafael ficou com a bola. Waguininho, que havia acabado de entrar, chutou uma bomba aos 17, Everson defendeu e ela ainda foi na trave.

Quem não faz…

… leva, né? Mesmo com as melhores chances, o Cruzeiro não conseguiu converter e acabou sofrendo um gol de contra-ataque aos 19 do 2T. Hulk tocou para Nacho aberto na esquerda, o argentino invadiu a área, passou por Rômulo e chutou à queima-roupa, sem chances para Cabral.

Outro gol do homem

Na marca dos 34 minutos, o time alvinegro teve a chance de ampliar o placar. O juiz viu Hulk ser derrubado na área e marcou a penalidade máxima para o clube. Na cobrança, ele mesmo fez o seu segundo no jogo e o 3º do Galo na decisão.

Edu desconta

Na parte final do jogo, aos 44 minutos, o Cruzeiro fez o seu gol. Após escanteio, Edu cabeceou sozinho direto para as redes, sem chances para Everson: 3 a 1 no Mineirão. Aos 46, por pouco não veio o segundo dele quando o atacante recebeu na área e chutou para fora. Pouco depois, o árbitro apitou o fim do jogo e o Galo se sagrou campeão estadual pela 47ª vez em sua história!

Edição: Vitor Fernandes
Beatriz Kalil Othero[email protected]

Jornalista formada pela UFMG, escreve para o BHAZ desde 2020, e atualmente, é redatora e fotógrafa do Portal. Participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2021 e 2022, e pela Rede de Rádios Universitárias do Brasil em 2020.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!