Programa de TV do Catar ironiza protesto da seleção da Alemanha após eliminação

Programa ironiza protesto da Alemanha
Participantes do programa debocharam da manifestação dos atletas (Reprodução/Alkass + @dfb_team/Twitter)

Integrantes de um programa de televisão do Catar zombaram da seleção da Alemanha, eliminada da Copa do Mundo, ironizando o protesto dos jogadores antes da primeira partida na competição. Na ocasião, os atletas alemães posaram para uma foto com as mãos na boca, contra o veto à braçadeira com cores LGBT+. 

Vídeo publicado por um perfil de notícias do Catar no Twitter mostra um programa exibido pelo canal Alkass. Os homens que participam da atração aparecem com a mão na boca, debochando da manifestação dos jogadores alemães.

A Alemanha foi eliminada da Copa do Mundo nessa quinta-feira (1°), mesmo após vencer a Costa Rica por 4 a 2. O país não conseguiu se classificar para a próxima fase da competição no grupo E.

O Japão, que ficou em primeiro lugar no grupo, enfrentará a Croácia nas oitavas de final. Já a Espanha jogará contra Marrocos.

Protesto da seleção da Alemanha

Antes de estrearem na Copa do Mundo em partida contra o Japão, os jogadores da seleção da Alemanha de futebol posaram para uma foto com as mãos na boca. O gesto se opunha à decisão da Fifa de proibir os capitães de usarem a tarja com as cores do arco-íris na competição.

“Queríamos usar nossa braçadeira de capitão para defender os valores que defendemos na seleção alemã: diversidade e respeito mútuo. Juntamente com outras nações, queríamos que nossa voz fosse ouvida”, escreveu a Federação Alemã de Futebol no Twitter.

A federação disse não se tratar de um ato político, e que a defesa dos direitos humanos é “inegociável”.

“Não se tratava de fazer uma declaração política – os direitos humanos não são negociáveis. Isso deveria ser dado como certo, mas ainda não é o caso. Por isso esta mensagem é tão importante para nós. Negar-nos a braçadeira é o mesmo que nos negar a voz. Mantemos nossa posição”.

Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!