UFAAA! Cruzeiro vence, dorme fora do Z4 e torcedor fica mais leve

marcelo moreno gol cruzeiro paraná série b
Marcelo Moreno comemora o gol (Bruno Haddad/Cruzeiro)

Por Maria Carolina Martins, especial para o BHAZ

O cruzeirense voltou a sorrir – ou pelo menos a ter esperança – na noite desta sexta-feira (30). O Cruzeiro conseguiu vencer o Paraná, em casa, por 2 a 0 e vai dormir fora do tão amargo e constrangedor Z4 da Série B do Brasileirão. Com um gol logo no primeiro lance da partida, o torcedor celeste vislumbrou uma equipe mais organizada e insinuante – e, enfim, vai poder curtir o feriadão mais leve.

Mas… o cruzeirense já se acostumou a ter um “mas” nos momentos de alívio. A fuga do Z4 pode durar pouco – menos de 24h, pra ser mais preciso. A equipe é a primeira fora da zona da degola e tem dois jogos a mais que o Náutico – e um a mais do que Figueirense e Botafogo-SP, outros dois concorrentes. Todos os três jogam entre amanhã e segunda. Já o Cruzeiro volta a campo na outra sexta (6), quando pega justamente o Botafogo-SP, fora de casa.

Gol – e sorriso – relâmpago!

Nem o cruzeirense mais otimista conseguiria prever um Cruzeiro ativo e pressionando o adversário como na noite de hoje. Mais surpreendente ainda foi o gol relâmpago do time celeste: já no primeiro minuto da partida, Régis cobrou uma falta na área do adversário, e Moreno, de cabeça, não deixou escapar e mandou no fundo da rede. 1 a 0.

E a Raposa continuou, nesse início, pressionando, com passes e jogadas rápidas. Um time bem colocado em campo e mais presente no ataque. Aos 13, Airton com uma jogada linda, pela direita, cruzou para Moreno. O atacante chutou firme e deu trabalho para o goleiro Dutra.

Esfriou…

Todo o gás do time mineiro dos minutos iniciais, aos poucos, foi diminuindo e dando espaço para o time do Paraná, que gostou da partida e atacou cada vez mais. Felipão já mandou logo a bronca para o time avançar pelo meio, a fim de romper a defesa do adversário. Fábio também não gostou nada do baixo rendimento dos companheiros e logo incentivou o ataque. Sabe aquela empolgação inicial da torcida? Olha o que virou:

… Mas esquentou de novo!

Já que o Paraná não aproveitou as chances de ataque que surgiam, a Raposa teve tempo de se reorganizar e retomar a partida. Além disso, claro, o incentivo do capitão também ajudou e acabou surtindo efeito: ele mesmo, aos 39, fez uma reposição de bola magistral para Brey, que tocou para Airton driblar o goleiro e lançar no fundo do gol. Com dois de vantagem, o Cruzeiro foi para o vestiário confiante e disposto a ampliar o placar.

Tranquilidade final

O resultado positivo do 1T deixou o Cruzeiro bem confiante e cauteloso para a etapa final da partida. De qualquer forma, Felipão optou por fazer a primeira alteração no time aos 18, com o objetivo de variar um pouco o repertório ofensivo. O treinador deixou as duas pontas, com Welinton e Airton, mais velozes e eficazes. A intenção era ampliar o placar, para manter a tranquilidade na partida.

O técnico Allan também aproveitou para também fazer a primeira substituição, saindo com o meia Bressan para a entrada de Bruno Xavier. Até os 30, o jogo se manteve bem equilibrado, sem grandes chances a gol. Só aos 37, a Raposa assustou o adversário, com uma bomba de longe, do Claudinho, sendo espalmada para escanteio.

Alívio e feriadão mais leve

O time celeste bem que tentou, mas o placar acabou ficando mesmo no 2 a 0. O resultado colocou o time na 16ª posição da tabela e deu um ânimo a mais para o torcedor, que vai poder dormir tranquilo fora do Z4.

FICHA TÉCNICA:
CRUZEIRO 2 X 0 PARANÁ

Local: Mineirão, Belo Horizonte (MG)
Data: 30 de outubro de 2020 (Sexta-feira)
Horário: 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Thiago Luis Scarascati (SP)
Assistentes: Daniel Paulo Ziolli (SP), Herman Brumel Vani (SP) e Leonardo Rotondo Pinto (MG)
Cartões amarelos: Régis, Airton e Marcelo Moreno (Cruzeiro); Juninho, Jhony Douglas e Higor Meritão (Paraná)

GOLS
Marcelo Moreno, a 1′ do 1ºT, e Airton aos 38′ do 1ºT (Cruzeiro)

CRUZEIRO: Fábio; Raúl Cáceres, Cacá (Adriano), Manoel e Patrick Brey; Ramon, Jadsom Silva, Régis (Claudinho) e Marquinhos Gabriel (Welinton); Airton (Machado) e Marcelo Moreno.
Técnico: Luiz Felipe Scolari

PARANÁ: Marcos; Paulo Henrique, Salazar, Hurtado e Juninho; Jhony Douglas (Karl), Higor Meritão, Renan Bressan (Bruno Xavier) e Thiago Alves (Vitinho Mesquita); Andrey e Léo Castro (Guilherme Biteco).
Técnico: Allan Aal


Edição: Thiago Ricci

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!