Ultramaratonista de BH atravessa maior montanha da Antártida em tempo recorde

Fernanda Maciel levou 9 horas e 41 minutos para subir e descer o Monte Vinson (Reprodução/Instagram)

A ultramaratonista mineira Fernanda Maciel bateu o recorde mundial, concluindo a subida e a descida do Monte Vinson, o maior da Antártida, no menor tempo registrado na história.

A atleta de Belo Horizonte fez o percurso inteiro em 9h41. Foram 6h40 para subir os 4.892 metros do Monte Vinson e mais 3h01 para descer.

Assim, Maciel quebrou tanto o recorde só de subida, quanto o acumulado de subida e descida. E detalhe: ela fez tudo isso sem o auxílio de suporte de oxigênio.

Uma postagem feita no Instagram de Fernanda destaca que o percurso geralmente demora de cinco a sete dias para ser feito.

Fernanda Maciel nasceu em Belo Horizonte e atua como ultramaratonista há 14 anos. Ela criou um projeto de desafios pessoais desde 2016 e já subiu os pontos mais altos da América (Aconcágua, na Cordilheira dos Andes, com 6.961 metros), da África (Kilimanjaro, na Tanzânia, com 5.895 metros) e da Europa (Elbrus, na Cordilheira do Cáucaso, com 5.642 metros).

“Desde 2016 isso tem sido um sonho para mim, observar a Antártida e seus desafios. Qualquer planta não poderia sobreviver aqui. O clima com certeza torna tudo muito mais difícil neste continente, mas, ainda assim, é possível correr”, escreveu em suas redes sociais.

Isabella Guasti[email protected]

Jornalista graduada pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022 e também de reportagem premiada pelo Sebrae Minas em 2023.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!