Morreu, aos 11 meses, o menino Arthur, filho do cantor Zé Vaqueiro e da influenciadora Ingra Soares, por disfunção múltipla dos órgãos. Ele tratava de uma síndrome da trissomia do cromossomo 13, mais conhecida como Síndrome de Patau, responsável por provocar deficiências mentais e físicas graves.
A informação foi primeiro divulgada por story no perfil oficial de Zé Vaqueiro no Instagram. “Deus sabe de todas as coisas, e decidiu que era hora do nosso Arthur se juntar a Ele e descansar”, publicou o artista, que também agradeceu o amor e as orações manifestadas à criança pelos fãs. A mensagem foi repostada por Ingra em seu perfil.
Nascido em 24 de julho do ano passado, Arthur Siqueira Duarte foi logo diagnosticado com a Síndrome de Patau. Após passar nove meses internado, o menino chegou a receber alta, mas voltou ao hospital horas depois. Depois da nota, Zé e Ingra não se manifestaram novamente.
O que é Síndrome de Patau?
Segundo o Manual MSD, livro-texto médico de diagnóstico e tratamento de doenças, a Síndrome de Patau é uma doença que provoca incapacidade intelectual grave e anomalias físicas, sem cura. Considerada rara, ela afeta aproximadamente duas em cada 10.000 gestações.
Cerca de 80% dos bebês que nascem com a condição têm problemas cardíacos. Além disso, o cérebro dessas crianças não se desenvolve de maneira adequada. Anomalias faciais, como lábio leporino, olhos pequenos e defeitos nas íris, também podem ser consequências da trissomia.