TikTok
Youtube
X (Twitter)
Instagram
Facebook
Whatsapp

De máscara e em casa, Fuad Noman participa remotamente da cerimônia de posse

01/01/2025 às 16h20 - Atualizado em 01/01/2025 às 16h42
Fuad Noman participou de forma remota da cerimônia de posse que aconteceu nesta quarta na Câmara Municipal de Belo Horizonte. (Reprodução/CMBH)

O prefeito reeleito Fuad Noman (PSD) tomou posse, de forma virtual, nesta quarta-feira (1), na Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH). Com a voz debilitada, Fuad foi aplaudido de pé pelos presentes após realizar o juramento ao lado da primeira-dama, Mônica Drumond. O vice-prefeito Álvaro Damião (União) também foi empossado durante o evento, que aconteceu logo após a posse dos vereadores.

Mesmo com dificuldades na fala, Fuad leu todo o juramento, aparecendo no telão do plenário da CMBH de máscara, conforme recomendação médica para evitar aglomerações devido à baixa imunidade.

Álvaro Damião leu um discurso escrito por Fuad, no qual reafirma o compromisso da nova gestão em atender às necessidades da população e conduzir a cidade com responsabilidade.

Leia o discurso de Fuad Noman na íntegra:

Boa tarde a todos! Muita gente tem me perguntado, desde a eleição, o porquê de eu estar aqui. Pessoas que me conhecem e até mesmo desconhecidos têm curiosidade para saber as razões de um homem de 77 anos, com a situação financeira resolvida, decidir entrar na política e disputar uma pesada eleição em vez de curtir os netos, ficar com a família no sítio ou viajar para conhecer os países que tem vontade de visitar. Nos últimos tempos, ainda tive que ser hospitalizado para tratar as sequelas de um câncer.

Foi para receber esse amor e devolver a esta cidade um pouco do que ela me deu que resolvi ser candidato à reeleição. E deu certo. Aqui estou, sendo empossado para mais quatro anos à frente da prefeitura da minha amada Belo Horizonte. Também me enche de honra ter aqui, ao meu lado, meu parceiro Álvaro Damião, que, a partir de hoje, será o novo vice-prefeito de Belo Horizonte, com quem dividirei a responsabilidade de cuidar da nossa cidade, que, para mim, é o melhor lugar do mundo.

Foi aqui, em Belo Horizonte, que nasci, cresci e vivi a maior parte da minha vida. Foi aqui onde, há 54 anos, conheci Mônica, meu grande amor e parceira de vida. Por isso, só tenho a agradecer a esta cidade e a trabalhar por ela.

Nestes dois anos e nove meses como prefeito, já consegui devolver um pouco do carinho com que BH sempre me tratou. Reconstruímos 19 centros de saúde, concluímos as obras da nova maternidade do Hospital Odilon Behrens, com 100 novos leitos e capacidade para até 6 mil atendimentos por mês. Reformamos e fizemos melhorias em mais de 270 escolas municipais e entregamos o CEI Imaculada Conceição. Demos início às obras de despoluição da Pampulha e de preservação do conjunto arquitetônico, patrimônio da humanidade. Implementamos a operação “Tolerância Zero” para melhorar a qualidade e a segurança do transporte público em Belo Horizonte e, para isso, contamos com a participação dos usuários.

Hoje, temos mais de 1.000 novos ônibus em circulação e já conseguimos financiamento para a compra de mais 100 ônibus elétricos. Linhas de vilas e favelas têm tarifa zero, beneficiando a população que mais precisa. Tarifa zero também para estudantes, idosos, mulheres em situação de violência doméstica e pacientes em tratamento oncológico.

Entregamos a área de escape do Anel Rodoviário, melhorando a segurança do tráfego. Em diálogo com o governo federal, estamos assumindo a gestão do Anel. Ampliamos em 25% o efetivo da Guarda Municipal com a contratação de 500 profissionais aprovados em concurso, além de investimentos em novos equipamentos e treinamento. Na área do antigo Aeroporto Carlos Prates, estamos construindo um novo e moderno bairro, com toda a infraestrutura urbana e serviços públicos. As obras de uma EMEI e de um novo centro de saúde já começaram por lá.

Iniciamos a reconstrução pós-pandemia com a revitalização do Centro. Já entregamos a Praça da Estação totalmente revitalizada e estamos revitalizando a Praça da Rodoviária, a Avenida Afonso Pena e a Rua Sapucaí, requalificando esses espaços. Em toda Belo Horizonte, há 11 grandes obras em andamento para prevenção de enchentes, com destaque para os reservatórios na região da Vilarinho. Também fizemos 380 obras para contenção de enchentes, beneficiando 10 mil famílias que viviam em áreas de risco. Os resultados já são sentidos em toda a cidade, com redução de acidentes e mortes durante o período das chuvas.

Instituímos programas ambientais, delimitamos novas áreas de proteção, e Belo Horizonte é considerada “Cidade Árvore do Mundo” pela ONU. Para incentivar a cultura e o turismo, investimos no Carnaval, com retorno de R$ 1 bilhão em movimentação econômica para a cidade. Isso gera emprego e renda para os belo-horizontinos. Tenho orgulho de dizer que a prioridade da minha gestão é o cidadão de Belo Horizonte.

O trabalho é para que a cidade seja de todos e para todos, e foi assim que demos especial atenção às vilas e favelas. Além do passe livre, levamos internet gratuita para 219 comunidades da nossa cidade, um projeto tão inovador que rendeu a Belo Horizonte o prêmio de “Cidade do Futuro”. Mas ainda falta muito, e é isso que quero e me comprometo a fazer nesses quatro anos.

Belo Horizonte é considerada a cidade mais eficiente do país quando se trata de saúde. Isso me deixa muito feliz, mas de forma alguma acomodado. Precisamos concluir a implantação dos 77 centros de saúde previstos em contrato de parceria com a iniciativa privada. Precisamos reduzir filas para consultas, exames e cirurgias, além de ampliar a cobertura vacinal. Vamos fomentar a saúde digital e a inovação tecnológica na saúde pública.

Na educação, vamos implementar 11 novas EMEIs já no próximo ano, nos bairros Cabana, Havaí, Betânia e Parque da Aviação. Precisamos ainda universalizar o atendimento especializado e as matrículas em creches. Essas são metas muito caras para a gestão. Temos o compromisso de implantar novas unidades do CRAS e do Centro de Referência da Pessoa Idosa, com a construção de cozinhas comunitárias em todas as regionais e a implantação do atendimento à população em vulnerabilidade social.

Há muitas obras em andamento por toda a cidade que queremos e vamos concluir: Cristiano Machado, corredor da Amazonas, Belvedere, Raja Gabaglia, Anel Rodoviário. Vamos implementar planos regionais de segurança e prevenção, ampliando o efetivo e os locais de atuação da Guarda Municipal. Eventos como o Carnaval e o Arraial de Belo Horizonte finalmente ganharão status de políticas públicas municipais permanentes. Continuaremos firmes na despoluição da Pampulha, no plantio de árvores, na implantação de corredores verdes e áreas de preservação, na proteção da Serra do Curral, na execução de obras de drenagem para mitigação de inundações e riscos de enchentes.

Enfim, queremos direcionar Belo Horizonte no cumprimento de agendas globais de desenvolvimento, com ações para transformação digital, cidadania, redução das desigualdades, inclusão social e digital, segurança alimentar, desenvolvimento econômico, recuperação ambiental e melhoria da qualidade de vida dos cidadãos. O trabalho sempre foi e continuará sendo para os belo-horizontinos.

Não estou aqui só para explicar e prometer. Estou aqui também para agradecer. Em primeiro lugar, a Deus, que está sempre ao meu lado, principalmente quando mais preciso. Quero agradecer ao corpo médico e aos funcionários do Hospital Mater Dei, na figura do doutor Enaldo, que me curaram de um câncer e agora me recuperam para que eu possa estar pronto para esta nova batalha do segundo mandato.

Agradeço à minha família, meus filhos, meus netos e você, Mônica. Vocês são meu combustível e a motivação para trabalhar duro todos os dias em prol de quem mais precisa. Agradeço aos estimados funcionários da prefeitura, que trabalham com competência para fazer de Belo Horizonte uma cidade cada dia melhor. E agradeço a cada um dos meus 670.574 eleitores que me deram a vitória em 27 de outubro. Mas não é só para esses eleitores que vou dedicar o meu segundo mandato. Comprometo-me a governar para todos, para os 2.315.560 belo-horizontinos, e entregar a cada um deles uma cidade melhor, mais justa, mais humana e mais feliz.

Contem comigo para melhorar a vida do povo de Belo Horizonte nos próximos quatro anos. Muito obrigado!

Fuad Noman.

Rafaela Carvalho

LinkedIn

Mais lidas do dia

Leia mais

Acompanhe com o BHAZ