Governo federal gastou R$ 6,2 bi em auxílio-moradia desde 2016; veja valor por ano

ministério agricultura
Os valores também incluem a ajuda de custo para a mudança de servidor que se muda por exigência do trabalho (Thiago S. Araújo/Especial para o Metrópoles)

O governo federal gastou R$ 6,2 bilhões com auxílio-moradia e ajuda de custo para mudanças desde 2016. Os valores correspondem ao que foi efetivamente pago entre o início de 2016 e o início de setembro deste ano, e saíram de 64 órgãos diferentes ao longo do período.

O (M)Dados, núcleo de análise de grande volume de informações do Metrópoles, levantou os valores desembolsados correspondentes às três ações orçamentárias relativas a auxílio-moradia e ajuda de custo entre 2016 e setembro de 2021. Os dados estão disponíveis no Siga Brasil, ferramenta mantida pelo Senado Federal que permite a consulta aos valores lançados no Siafi, sistema de gestão financeira do governo federal.

De acordo com a advogada e professora de direito constitucional Marilene Matos, a ajuda de custo para moradia é paga ao agente público que se muda por conta do trabalho. Os valores servem para pagar os gastos decorrentes dessa mudança. Já o auxílio-moradia é pago mensalmente e serve para custear o local onde o agente público vive.

Leia a reportagem completa no Metrópoles, parceiro do BHAZ.

Metrópoles

O Metrópoles é um veículo de comunicação ágil, com linguagem acessível e totalmente focada no digital. Informar, escutar, interagir, debater, denunciar, diversificar, entreter e prestar serviço à sociedade do Distrito Federal e do país são especialidades do portal.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!