O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Rogério Greco, anunciou, nessa terça-feira (3), um novo concurso público para policiais penais e outro processo simplificado para contratação de agentes temporários em Minas. A declaração ocorreu em reunião realizada na Assembleia Legislativa (ALMG) durante a Prestação de Contas do Governo 2025. Somadas as duas modalidades, a previsão é de oferta de mais de 1.850 vagas ainda neste ano.
De acordo com Greco, o próximo concurso servirá de complemento ao último, realizado em 2021 e finalizado com 3.405 nomeações. Agora, são previstas 1.178 vagas novas. A carga de policiais será distribuída pelo sistema prisional do estado, que, atualmente, conta com 66.950 presos em penitenciárias, 5.105 custodiados em unidades das Associações de Proteção e Assistência aos Condenados (Apacs) e 8.608 monitorados eletronicamente.
Segundo o secretário, o Governo também prepara a contratação temporária de 686 policiais. A ação estaria entre as iniciativas voltadas à valorização da segurança pública em Minas. Além do processo, Greco destacou ações de prevenção ao assédio moral, capacitações e a inauguração de um centro de treinamento e promoção da saúde física e mental. Informações quanto às datas e aos editais do concurso e do processo não foram repassadas na audiência.
Fiscalização
A reunião dessa terça-feira (3) faz parte da Prestação de Contas do Governo em 2025, ação que compõe o programa Assembleia Fiscaliza. Nele, secretários e dirigentes de órgãos estaduais comparecem a reuniões das comissões da ALMG para prestar esclarecimentos sobre gastos aos deputados.
Com o objetivo de obter informações sobre a atuação do Governo, as comissões sistematizam num relatório os principais focos das discussões e os encaminhamentos feitos pelos parlamentares, por meio de requerimentos com solicitações de informações e providências.
O andamento da Prestação de Contas pode ser conferido no site da Assembleia.
Novos presídios
Ainda segundo Greco, o concurso para novos agentes virá acompanhado da construção de novos presídios nos municípios de Frutal (Triângulo Mineiro), Itaúna (Centro-Oeste), Lavras e Poços de Caldas (ambas do Sul). Nas duas útlimas cidades, as obras serão executadas pela Vale a partir de um termo de compromisso firmado com a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).
Em março, o Governo inaugurou uma nova unidade prisional em Iturama, no Triângulo Mineiro. De acordo com o secretário, a entrega também faz parte do pacote de reformas, manutenções e melhorias na infraestrutura da segurança pública no estado. A previsão é de que, em breve, novos equipamentos, como aparelhos de raio-x, bodyscans, rádios e notebooks, sejam repassados aos agentes.