Dois homens foram presos em Minas Gerais na manhã desta quinta-feira (6) suspeitos de armazenar conteúdo de abuso sexual infantojuvenil. A operação foi realizada pela Polícia Federal (PF) nos municípios de Itaúna, localizado na região Centro-Oeste do estado, e de Fervedouro, na Zona da Mata mineira.
Segundo a PF, após a busca e apreensão dos materiais, as investigações indicam que um dos suspeitos arquivava o conteúdo em plataformas de armazenamento online. Já o outro, compartilhava e comercializava o conteúdo em grupos de mensagens instantâneas.
Os dois indivíduos foram presos em flagrante e poderão responder por crime de pedofilia, que foi recentemente equiparado a crimes hediondos pela legislação brasileira. Se condenados, as penas previstas são de 6 a 10 anos de reclusão e multa.
A PF também apreendeu e equipamentos eletrônicos, celulares e mídias de armazenamento, que serão analisados pela perícia para a comprovação dos crimes e identificar possíveis produtores, abusadores e vítimas.
Veja como denunciar
As denuncias para crimes de violência sexual infantil podem ser feitas por meio do Disque 100 – Disque dos direitos humanos. O canal também difunde informações sobre direitos de grupos vulneráveis.
O serviço funciona diariamente, 24 horas por dia, incluindo sábados, domingos e feriados. As ligações podem ser feitas de todo o Brasil por meio de discagem direta e gratuita, de qualquer terminal telefônico fixo ou móvel, bastando discar 100.
Além disso, o canal Comunica PF, da Polícia Federal, recebe denúncias de diversos tipos de crimes. Para isso, basta acessar o site https://www.gov.br/pf/ptbr/canais_atendimento/comunicacao-de-crimes.