Nível do Guaíba desce, mas Inmet alerta para chuvas de até 100mm

11/05/2024 às 14h21
rio grande do sul evento climático extremo
Alerta é válido até as 18h deste domingo (Ricardo Stucket/Agência Brasil/Divulgação)

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou, na manhã deste sábado (11), novo alerta de chuvas intensas para o Rio Grande do Sul. Até as 18h deste domingo (12), são esperados ventos intensos e precipitação de até 100 milímetros. O aviso tem grau de severidade laranja e representa risco de descargas elétricas e novos alagamentos.

O alerta é válido para 10 regiões do estado. São elas: Noroeste Rio-grandense, Centro Ocidental Rio-grandense, Sudoeste Rio-grandense, Metropolitana de Porto Alegre, Sudeste Rio-grandense, Nordeste Rio-grandense, Grande Florianópolis, Sul Catarinense, Centro Oriental Rio-grandense, Serrana.

Para conferir a lista completa de municípios em estado de alerta no Rio Grande do Sul, segundo o Inmet, clique aqui.

Boletim

Também na manhã deste sábado (11), a Defesa Civil do Rio Grande do Sul atualizou o boletim sobre a catástrofe no estado. Atualizado, o número de mortos confirmados subiu para 136. Há ainda 756 pessoas feridas, enquanto 125 seguem desaparecidas.

No começo da tarde deste sábado, o nível do Guaíba caiu cerca de 10 centímetros em relação à manhã.

Os números da Defesa Civil apontam 71.398 pessoas em abrigos, 339.928 desalojadas e um total de 1.951.402 pessoas afetadas. Desses, o boletim contabiliza 74.153 pessoas e 10.348 animais resgatados. Até o momento, 444 municípios gaúchos foram atingidos pelos fortes temporais que prevalecem desde o fim de abril.

Ainda de acordo com a Defesa Civil do estado, até as 7h, o nível do Rio Guaíba, na capital Porto Alegre, havia baixado para 4,59 metros (m). Já o nível da Lagoa dos Patos chegou a 2,48 m na tarde de sexta-feira (10), sendo que a cota de inundação no local é de 1,30 m.

Em caso de chuva forte

Junto com o alerta, o Inmet publicou instruções para se prevenir em caso de fortes chuvas. São elas:

  • Não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
  • Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Como ajudar os afetados?

Doações para o Rio Grande do Sul estão sendo coletadas em postos espalhados pela cidade de Belo Horizonte.

Para facilitar as doações financeiras, o governo do estado ativou a chave Pix (CNPJ) 92.958.800/0001-38, que recebe qualquer quantia em dinheiro.

Thiago Cândido

Jornalista pela UFMG. Repórter no BHAZ desde 2023. Participou de reportagem vencedora do Prêmio CDL/BH de Jornalismo 2024.

Thiago Cândido

Email: [email protected]

Jornalista pela UFMG. Repórter no BHAZ desde 2023. Participou de reportagem vencedora do Prêmio CDL/BH de Jornalismo 2024.

Mais lidas do dia

Leia mais

Acompanhe com o BHAZ