Alec Baldwin ensaiava cena apontando arma para câmera quando matou diretora

Halyna Hutchins
Halyna Hutchins segurava a câmera e Joel Souza olhava por cima do seu ombro no momento do disparo (Reprodução/@halynahutchins/Instagram)

Relatórios oficiais afirmam que o ator Alec Baldwin estava ensaiando uma cena que envolvia apontar uma arma para a câmera quando disparou o tiro que matou a diretora de fotografia Halyna Hutchins, durante as gravações do filme Rust. Foi o diretor Joel Souza que explicou a dinâmica do acidente às autoridades, segundo o jornal New York Times.

De acordo com o depoimento do diretor, divulgado na noite desse domingo (24), a equipe de filmagem havia sido avisada de que a arma cinematográfica estava descarregada. Souza afirma que o revólver “disparou de repente”, e ele ouviu o que pareceu “um chicote e depois um estalo alto”.

O diretor conta que estava olhando por cima do ombro de Hutchins enquanto ela apontava a câmera para Alec Baldwin, que estava sentado em um banco de madeira e apontava a arma para a lente.

Com o disparo, a diretora de fotografia agarrou a própria barriga e começou a cambalear para trás. Foi neste momento que Joel Souza, que também foi atingido pelo tiro, percebeu que ele estava sangrando no ombro.

Checagem de armas

O diretor afirmou que a arma havia sido declarada segura. Segundo ele, todas as armas de fogo no set eram checadas pela profissional Hannah Gutierrez-Reed, e depois checadas novamente pelo diretor-assistente, Dave Halls, que as entregava aos atores.

Ainda conforme o depoimento, no dia do acidente, a equipe fez uma pausa para o almoço depois de se preparar para uma cena em uma igreja. Quando eles voltaram para o set de gravação, Joel Souza não sabia se a arma havia sido checada novamente.

O diretor ainda afirmou que todos os funcionários que compunham a equipe do filme estavam se dando bem e que não tinha conhecimento de nenhum desentendimento entre eles.

Pai de diretora não culpa Alec Baldwin

O pai da diretora Halyna Hutchins não culpa Alec Baldwin pela morte da filha. Em entrevista ao jornal britânico The Sun, o ucraniano Anatoly Androsovych afirmou que considera a equipe responsável pelo armamento do filme a verdadeira culpada da história.

“Eu não coloco a culpa no Alec Baldwin, a responsabilidade é da equipe que cuida dos objetos de cena e que lidam com as armas no set”, disse. O pai da vítima ainda contou que o filho dela, Andros, de 9 anos, está “perdido” sem a mãe.

Baldwin se pronunciou no dia seguinte à morte da diretora, na sexta-feira (22). “Não há palavras para expressar meu choque e tristeza em relação ao trágico acidente que tirou a vida de Halyna Hutchins, esposa, mãe e nossa colega profundamente admirada”, publicou o ator em rede social.

Relembre

Halyna Hutchins morreu na última quinta-feira (21) após ser atingida por um disparo feito por Alec Baldwin com uma arma cenográfica. Depois de ser atingida, a diretora do filme Rust chegou a ser socorrida por um helicóptero, mas não resistiu e acabou morrendo no hospital.

Halyna Hutchins, de 42 anos, era diretora de fotografia com trabalhos registrados para a TV e cinema desde 2012. Natural da Ucrânia, a profissional estudou jornalismo e cinema em Los Angeles. Dois dias antes de morrer, ela postou um vídeo nos bastidores das gravações de Rust.

O incidente chocou milhares de pessoas em diferentes países. Impressionados com a repercussão do caso, internautas reviraram as redes sociais de Alec Baldwin e encontraram uma publicação antiga em que ele fala sobre matar alguém acidentalmente (veja detalhes aqui).

Segundo o jornal Santa Fe New Mexican, o ator foi visto “perturbado e em lágrimas”, ao falar ao telefone do lado de fora da delegacia.

Edição: Giovanna Fávero
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!