Aluno faz redação sobre luta LGBTQI+ e recebe recado emocionante de professora: ‘Você vale a pena’

bandeira lgbtqia+
Comovida com o relato do jovem, a professora deixou no papel um recado inspirador em apoio à luta LGBTQIA+ (FOTO ILUSTRATIVA: Banco de imagens/Pixabay)

Um jovem espanhol recebeu uma emocionante surpresa nesta semana ao ler a correção de uma redação que escreveu para a escola. Javi Herrerro havia redigido um ensaio sobre homofobia no país a partir do assassinato de Samuel Luiz Muñiz, homem gay espancado até a morte por três pessoas em junho deste ano. Comovida com a sensibilidade do relato, a professora do garoto deixou no papel um recado inspirador em apoio à luta LGBTQIA+.

“A morte de Samuel marcou um ‘antes e depois’ na Espanha. Vivemos em uma sociedade complexa e dolorosa que busca nos controlar de todas as maneiras possíveis”, escreveu ela.

“Pessoas como você, Javi, que não abaixam a cabeça, são as que fazem a diferença. Então não deixe ninguém dizer o contrário: você pode, você vale a pena e tem o direito de amar livremente”, acrescentou.

‘Mais professores como ela’

Ao compartilhar a mensagem de correção – em um post que já soma mais de mil compartilhamentos – Javi frisa que “mais professores como ela são necessários”. Pelos comentários, dezenas de pessoas se comoveram e ampliaram o debate.

“Parabéns pela sua escrita e parabéns à sua professora pela resposta. Nunca abaixe a cabeça porque, mesmo que façam muito barulho, não vão nos impedir!”, escreveu uma pessoa. “Eu ia dizer que gostaria que todos os professores fossem assim, mas não. Queria que todas as pessoas fossem assim”, disse outro usuário. 

Edição: Giovanna Fávero
Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!