Amigo de jogador da seleção do Irã é morto após comemorar derrota para os EUA, diz ONG

Mehran Samak
Ele estaria buzinando quando foi atingido por tiro (Reprodução/Redes sociais)

ONGs de defesa dos direitos humanos denunciam que um homem iraniano foi morto por policiais depois de comemorar a derrota da seleção de futebol do país para os Estados Unidos, na Copa do Mundo. Mehran Samak era amigo de infância do jogador Saeid Ezatolahi, que jogou na partida.

O atleta da seleção fez uma publicação no Instagram lamentando a morte de Samak, de 27 anos. “Um dia as máscaras vão cair, a verdade vai aparecer. Isso não é o que a nossa juventude merece. Não é o que a nossa nação merece”, escreveu.

Story Saeed Ezatolahi
Jogador publicou foto dos dois na infância (Reprodução/Instagram)

Denúncia

De acordo com a organização Iran Human Rights, Mehran Samak foi baleado na cabeça por agentes do estado ao buzinar para celebrar a derrota na partida, na terça-feira (29).

Ainda segundo a ONG, a organização médica do Irã se recusou a devolver o corpo da vítima à família dele. Dezenas de pessoas se reuniram em frente ao edifício do órgão em apoio aos familiares de Samak.

A organização Center for Human Rights in Iran publicou, nessa quarta-feira (30), um suposto vídeo do funeral de Mehran Samak, em que as pessoas presentes gritam “morte ao ditador”.

Edição: Roberth Costa
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!