Após Olimpíadas, jornalista poliglota volta a viralizar com notícia em 6 idiomas diferentes

jornalista poliglota 6 idiomas
O jornalista é poliglota desde a infância (Reprodução/Twitter/@PhilipinDC)

Após viralizar durante das Olimpíadas de Tóquio no ano passado por cobrir o evento em 6 línguas diferentes, o jornalista poliglota Philip Crowther voltou a conquistar a internet com notícias sobre o conflito geopolítico entre Rússia e Ucrânia. Em sua rede social, o repórter postou ontem (21) um vídeo de aproximadamente 1 minuto, no qual ele falou inglês, luxemburguês, espanhol, português, francês e alemão. Philip é correspondente internacional afiliado da Associated Press GMS.

Jornalista poliglota

Filho de pai inglês e mãe alemã, o jornalista de 39 anos é poliglota desde a infância, quando falava 4 dialetos, incluindo os dos pais. Já na escola, aprendeu o luxemburguês, idioma de seu país. Com 10 anos, aprendeu o francês, e aos 14, começou os estudos de espanhol. Por fim, no período da faculdade, o português entrou para a lista de idiomas falados por Philip.

‘Ainda bem que não é meu primo’

Nas redes sociais, os internautas se surpreenderam novamente com as habilidades poliglotas do jornalista Philip. “Nem português eu sei falar direito, que dirá 6 idiomas”, brincou um usuário. “Imagina o salário desse cara”, brincou outro. Leia alguns comentários:

Relembre

Em 2021, quatro meses antes de viralizar nas Olimpíadas, o repórter já havia tido um vídeo bastante compartilhado por usuários da Bélgica e Espanha. No maior evento esportivo mundial, foi a vez dos brasileiros “descobrirem” as habilidades de Crowther. Relembre o vídeo gravado pelo jornalista poliglota em Tóquio, após a cerimônia de abertura das Olimpíadas:

Rússia x Ucrânia

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, assinou ontem (21) um decreto que reconhece a independência de duas regiões do leste da Ucrânia. Com a medida, as tropas russas poderão transitar livremente por Donetsk e Luhansk a caminho da capital ucraniana, Kiev, já que essas áreas não serão mais consideradas parte do país. Em discurso, Putin afirmou que o governo ucraniano não cumpriu promessas de cessar-fogo (saiba mais aqui).

Liga dos Campeões

O futebol também pode ser afetado pela crescente tensão entre os países. Segundo o jornal inglês “The Mirror”, a Uefa (União das Associações Europeias de Futebol) pensa em alterar o estádio da final da Liga dos Campeões da Europa. Até o momento, o jogo será na Gazprom Arena, em São Petesburgo (Rússia), e a incerteza decorre da possibilidade de invasão russa em território ucraniano. O estádio de Wembley, na Inglaterra, é cotado para o “plano B” da Uefa.

Edição: Vitor Fernandes
Beatriz Kalil Othero[email protected]

Jornalista formada pela UFMG, escreve para o BHAZ desde 2020, e atualmente, é redatora e fotógrafa do Portal. Participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2021 e 2022, e pela Rede de Rádios Universitárias do Brasil em 2020.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!