Atirador abre fogo em escola e mata ao menos 19 crianças e duas professoras nos EUA

massacre texas
Presidente Joe Biden criticou política de armas e lamentou mortes (Reprodução/Redes sociais)

Um rapaz de 18 anos matou ao menos 19 crianças e duas professoras durante um massacre em uma escola primária do Texas, nos Estados Unidos, nessa terça-feira (24). Todas as vítimas estavam dentro de uma única sala na Robb Elementary School, no município de Uvalde. O suspeito morreu no local após confronto com a polícia. As informações são do The New York Times.

Segundo o jornal norte-americano, o tiroteio começou pouco antes das 12h e deixou várias outras crianças feridas, incluindo uma de dez anos que ficou em estado de saúde crítico. Conforme um porta-voz do Departamento de Segurança Pública do Texas, o suspeito fez uma barricada e atirou em policiais que tentaram entrar no prédio.

Este é o tiroteio que mais matou desde Sandy Hook Elementary, em Newtown, Connecticut, há uma década. Na ocasião, 20 crianças e seis professores foram assassinados a tiros.

Atirador era estudante de 18 anos

As autoridades identificaram o atirador como Salvador Ramos, que estava armado com vários dispositivos e morreu no local. Testemunhas disseram à polícia que ele frequentava uma escola secundária próxima, costumava faltar às aulas e tinha poucos amigos.

Ainda de acordo com o The New York Times, ao menos três crianças foram levadas para a University Health, um hospital em San Antonio, município vizinho, para receber tratamento. Pouco antes do massacre, uma senhora identificada como a avó de Ramos foi baleada na casa dela, em Uvalde. Ela também ficou em estado crítico.

Presidente dos EUA critica política de armas

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, fez um pronunciamento oficial sobre o massacre no Texas. Ele lamentou as mortes e observou que o país tem um histórico longo envolvendo tiroteios do gênero. Logo em seguida, cobrou uma mudança na política de armas.

“Tem muito que não sabemos ainda. Mas sabemos de muita coisa: há pais que nunca mais verão seus filhos. Pais que nunca mais serão os mesmos. Perder um filho é como ter um pedaço da alma arrancada”, afirmou.

“Como uma nação, temos que nos perguntar: quando, em nome de Deus, vamos enfrentar o ‘lobby’ das armas? Quando faremos o que sabemos, no fundo, que precisa ser feito?”, disparou o líder.

Confira o discurso abaixo:

Vítimas identificadas

Pouco a pouco, as 21 vítimas começam a ser identificadas. As duas professoras mortas durante o ataque são Eva Mireles e Irma Garcia. Três das crianças, na faixa dos dez anos, são Uziyah Garcia, Xavier Lopez e Amerie Jo Garza, segundo repórter da NBC News.

Edição: Vitor Fernandes
Nicole Vasques[email protected]

Jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), escreve para o BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!