Atriz de ‘Jogos Vorazes’ revela ter sido vítima de abuso sexual durante gravações

Jena Malone
Jena Malone interpretou a personagem Johanna Mason (Reprodução/@jenamalone/Instagram)

A atriz Jena Malone, que interpretou a personagem Johanna Mason nos últimos filmes da franquia “Jogos Vorazes”, revelou ter sido vítima de abuso sexual durante as gravações de “A Esperança – O Final”. Segundo ela, o crime foi cometido por alguém com quem ela havia trabalhado.

Em uma publicação no Instagram, a artista fez um desabafo sobre o fim das filmagens do último longa da franquia, na França, em 2014. Ela publicou uma foto tirada logo depois de finalizar as gravações e falou sobre o momento difícil pelo qual estava passando na época.

“Apesar de este tempo em Paris ter sido extremamente difícil para mim — eu estava passando por um término de relacionamento difícil e também fui abusada sexualmente por alguém que trabalhou comigo — eu estava cheia de gratidão por causa desse projeto, das pessoas de quem me aproximei e com a personagem incrível que interpretei”, escreveu.

Jena Malone disse que só agora está começando a aprender a lidar com essa mistura de emoções, mas queria que o filme não estivesse ligado a um evento tão traumático.

“Eu me esforcei muito para fazer as pazes comigo mesma. Tem sido difícil falar sobre ‘Jogos Vorazes’ e Johanna Mason sem sentir a dureza deste momento, mas eu estou pronta para reivindicar a felicidade e a realização que eu senti”, completou.

A atriz demonstrou apoio a outros sobreviventes de abuso sexual e falou sobre o processo de superação, que é longo e não-linear. “Eu estou aqui para quem quiser conversar ou desabafar. Me mande uma mensagem se você precisa de um espaço seguro para ser ouvido”, finalizou.

Onde conseguir ajuda?

Caso você seja vítima de qualquer tipo de violência de gênero ou conheça alguém que precise de ajuda, pode fazer denúncias pelos números 181, 197 ou 190. Além deles, veja alguns outros mecanismos de denúncia:

  • Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher
  • av. Barbacena, 288, Barro Preto | Telefones: 181 ou 197 ou 190
  • Casa de Referência Tina Martins
  • r. Paraíba, 641, Santa Efigênia | 3658-9221
  • Nudem (Núcleo de Defesa da Mulher)
  • r. Araguari, 210, 5º Andar, Barro Preto | 2010-3171
  • Casa Benvinda – Centro de Apoio à Mulher
  • r. Hermilo Alves, 34, Santa Tereza | 3277-4380
  • Aplicativo MG Mulher: Disponível para download gratuito nos sistemas iOS e Android, o app indica à vítima endereços e telefones dos equipamentos mais próximos de sua localização, que podem auxiliá-la em caso de emergência. O app permite também a criação de uma rede colaborativa de contatos confiáveis que ela pode acionar de forma rápida caso sinta que está em perigo.

Seja qual for o dispositivo mais acessível, as autoridades reforçam o recado: peça ajuda.

Edição: Roberth Costa
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!