Avião voa com buraco na lateral por 14 horas e passageiros descobrem ‘surpresa’ no desembarque

avião buraco lateral
Buraco na lateral de avião assustou passageiros após pouso (Reprodução/@JacdecNew/Twitter)

Passageiros que viajavam em um voo da Emirates de Dubai para Brisbane, na Austrália, ficaram surpresos quando notaram um enorme buraco na lateral da aeronave enquanto desembarcavam. Aqueles a bordo do Airbus A380 ficaram sabendo dos danos ao sair do avião após o voo de cerca de 14 horas em 1º de julho, segundo informações da CNN Travel.

Imagens da aeronave compartilhadas nas redes sociais revelam a extensão do furo, que foi devido a um pneu rompido causado por uma “falha técnica” durante a viagem, segundo a companhia aérea.

Um dos passageiros foi ao Twitter para descrever o incidente. “Foi absolutamente aterrorizante no começo e a tripulação sabia que algo sério poderia ter acontecido, já que entraram imediatamente em contato com a cabine”, escreveu Andrew Morris, professor de inglês da Universidade de Loughborough, no Reino Unido.

“Pouco depois, eles voltaram ao normal. O comportamento calmo da tripulação era reconfortante – eles sabiam que não era catastrófico”. Embora não esteja claro exatamente quanto tempo o avião estava no ar quando o problema ocorreu, alguns relatórios sugerem que pode ter sido por cerca de 45 minutos de voo.

O site de aviação comercial Aviation Herald disse que a tripulação avisou aos controladores de tráfego aéreo no aeroporto de Brisbane sobre a situação com antecedência e solicitou que o avião fosse atendido pelos serviços de emergência no pouso.

Emirates se posiciona

Pouco depois, a Emirates divulgou uma nota enfatizando que a ruptura não afetou “a fuselagem, a estrutura ou a estrutura da aeronave”. “Nosso voo EK430 que voava de Dubai para Brisbane em 1º de julho sofreu uma falha técnica”, diz o comunicado. “Um dos 22 pneus da aeronave se rompeu durante o cruzeiro, causando danos a uma pequena porção da carenagem aerodinâmica, que é um painel externo ou a pele da aeronave”.

A companhia aérea confirmou que a aeronave pousou com segurança na Austrália e os passageiros desembarcaram conforme o programado. Danos ao exterior do avião de fuselagem larga já foram reparados. “A carenagem foi completamente substituída, verificada e liberada por engenheiros, Airbus e todas as autoridades relevantes”, acrescenta a Emirates. “A segurança de nossos passageiros e tripulantes sempre foi nossa principal prioridade”.

O incidente ocorreu poucos dias depois que o superjumbo A380, em declínio antes da pandemia, recebeu uma espécie de adiamento, quando a companhia aérea alemã Lufthansa anunciou planos de redistribuir o avião a partir do verão de 2023. O Airbus A380 está de saída desde que a Airbus anunciou em 2019 que estava encerrando a produção do avião.

Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!