Brasileira é vítima de xenofobia em aeroporto de Portugal: ‘Sou portuguesa de raça, vai pra sua terra’

brasileira xenofobia portugal
Vídeo que circula nas redes sociais e que foi gravado pela própria vítima mostram uma mulher a chamando de ‘porca’ (Reprodução/Gazeta Bragantina)

Uma brasileira foi vítima de xenofobia no aeroporto da cidade de Porto, em Portugal, nessa segunda-feira (6). Vídeo que circula nas redes sociais e que foi gravado pela própria vítima mostram uma mulher a chamando de “porca”.

Em conversa com o jornal Gazeta Bragantina, a vítima, que não quis se identificar, disse que mora na Europa há sete anos e que tem cidadania italiana. Segundo ela, no momento em que tudo ocorreu ela estava voltando para Barcelona, onde mora atualmente.

A confusão começou quando a mala de uma mulher que estava junto com a agressora caiu no pé da brasileira nas escadas rolantes. Ela disse “ai, doeu” e a portuguesa respondeu: “Doeu? É problema seu”.

A mulher então começou a dizer que ela “não era bem vinda em Portugal” e mandou que ela “volte para seu país, sua porca”. Segundo ela, a mulher disse que os brasileiros estão “invadindo Portugal”.

“Você pode filmar o que você quiser. Você pode por na internet. Olha aqui a minha carinha. Sua porca. Vai para a sua terra, sua porca. Sou portuguesa de raça. Você, que é brasileira, vai para a sua terra”, grita a portuguesa no vídeo.

A vítima disse que ficou muito assustada com o ocorrido e que nunca passou por nada semelhante. “Precisei voltar à Barcelona por conta do trabalho, mas pretendo tomar providências para que isso não volte a acontecer, não apenas comigo, mas com todos os brasileiros que vivem e trabalham aqui”, relatou.

Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.