Campanha da Noruega que mostra ‘Papai Noel gay’ vira alvo de polêmica nas redes sociais

papai noel gay
No vídeo, um homem de meia idade chamado Harry se vê apaixonado pelo ‘bom velhinho’ após a presença dele vários natais de sua família (Reprodução/YouTube)

Uma propaganda natalina veiculada na Noruega virou alvo de críticas nesta quinta-feira (25). Para celebrar os 50 anos do fim da lei que proibia relações homossexuais no país, os correios fizeram uma campanha que mostra um Papai Noel gay beijando seu namorado no Natal.

No vídeo, um homem de meia idade chamado Harry se vê apaixonado pelo “bom velhinho” após a presença dele vários natais de sua família. Para demonstrar seu amor ao Noel, neste ano, ele resolve o enviar uma carta de amor.

“Querido Papai Noel, tudo o que eu quero de Natal é você!”, escreve o homem. No dia que a troca de presentes chega, Harry abre a porta e se decepciona ao ver que quem levou os embrulhos desta vez é uma entregadora dos correios.

Ao entrar em casa, no entanto, ele se surpreende com a presença de Noel. “Arranjei uma mãozinha este ano para que eu possa ficar com você”, diz o velhinho. Em seguida, Harry diz que estava com saudades, se aproxima e os dois trocam um beijo. Veja o vídeo:

Padre mineiro critica a campanha

Pelas redes sociais, o vídeo tem sido duramente criticado por religiosos e apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). No Instagram, o padre Chrystian Shankar, de Divinópolis, criticou a Globo após a emissora exibir a propaganda no noticiário “G1 em um minuto” na manhã de hoje (25).

“É na infância que o mundo da fantasia e imaginação reina: fadas, dragões, lendas de mundos distantes e personagens míticos fazem a cabeça dos pequenos. Uma das lendas mais populares é a história do Papai Noel, que de tão forte, sobreviveu séculos e atravessou fronteiras”, começa o religioso.

“Dito isso, entendeu o que o lixo da Rede Globo quer? Ou precisa desenhar? Nem o papai Noel escapou! Coitado do Bom Velhinho! Querem destruir tudo o que é lúdico, mágico, puro, inocente e infantil! Um verdadeiro escárnio na cara de nossas famílias! Onde isso vai parar?”, questiona o padre.

Veja o post:

‘Deixem nossas crianças em paz’

Diversos políticos conservadores também não pouparam críticas à campanha. O deputado estadual do Rio de Janeiro, Charlles Batista (PSL), pediu para “deixarem nossas crianças em paz” e relembrou a demissão do jogador Maurício Souza, do Minas Tênis Clube, após fazer comentários homofóbicos.

“Depois do Superman bissexual, agora temos o papai Noel gay. Quem ousar discordar publicamente será taxado de homofóbico e poderá inclusive perder o emprego. Deixem as nossas crianças em paz!”, escreveu.

Já o deputado estadual Gil Diniz (sem partido), de São Paulo, disse que “a Globo não tem limite! Agora até o Papai Noel é Gay!”. Veja a repercussão:

‘Papai Noel hétero existe?’

Também no Twitter, algumas pessoas defenderam a campanha e ironizaram as críticas feitas ao Papai Noel gay. “O povo indignado compartilhando nos stories a parada do Papai Noel gay, falando que não existe Papai Noel gay kkkkk meu amigo, e o Papai Noel hétero existe?”, brincou um usuário do Twitter.

“O comercial do Papai Noel gay é a coisa mais linda do mundo, eu amei, eu vou morrer sozinho”, escreveu outra pessoa. Veja a repercussão:

Edição: Giovanna Fávero
Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!