Cão é encontrado a 240 km de casa após um mês desaparecido

cachorro nanuq
Cachorro foi encontrado pelas redes sociais após um mês desaparecido (Reprodução/Facebook)

Uma família encontrou um cachorro a 241 quilômetros de casa após o animal ficar um mês desaparecido.A misteriosa jornada do cãozinho indica que ele passou por um trecho do oceano e foi mordido por uma foca ou urso polar.

Segundo o jornal NPR, o pastor australiano Nanuq, de apenas 1 ano, desapareceu no Alasca e foi encontrado em Gales, também nos Estados Unidos, após divulgação de moradores locais sobre um cão que andava perdido e sozinho na região.

Nanuq desapareceu no dia 6 de abril, quando Mandy, tutora ele visitava Savoogna, comunidade no Estreito de Bering. Na ocasião, Nanuq e o outro cão da família, Starlight, acabaram desaparecendo.

Cachorro é encontrado após um mês desaparecido

Starlignt foi encontrado algumas semanas depois, mas Nanuq seguiu desaparecido. Nas últimas semanas, Mandy foi avisada pelo pai de que uma foto do cachorro estava circulando nas redes sociais. “Meu pai me mandou uma mensagem e disse: ‘Há um cachorro que se parece com Nanuq em Gales'”.

A mulher reativou sua conta no Facebook para ver se poderia ser o cachorro desaparecido. “Eu estava tipo, ‘De jeito nenhum! Esse é o nosso cachorro! O que ele está fazendo em Gales?'”, disse Mandy. A jornada de um mês do cão ainda é um mistério.

“Não tenho ideia de por que ele acabou em Gales. Talvez o gelo tenha se deslocado enquanto ele caçava”, arriscou a tutora. “Tenho certeza de que ele comeu restos de foca ou pegou uma foca. Provavelmente pássaros também. Ele come nossas comidas nativas. Ele é esperto”.

Mandy levou o cachorro de volta para Gambell em um avião. De acordo com o jornal, Nanuq teve um encontro feliz com a família. O cão estava saudável, porém, ficou com uma perna inchada e grandes marcas de mordidas de um animal.

Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!