CEO de empresa demite 900 funcionários pelo Zoom e vídeo viraliza nas redes sociais

CEO faz demissão em massa
‘Se você está nesta teleconferência, faz parte do grupo azarado que está sendo demitido’, comunicou CEO da Better.com (Reprodução/LinkedIn + Reprodução/Power of Banana/YouTube)

Vishal Garg, o CEO da empresa norte-americana Better.com, realizou uma demissão em massa em videoconferência pelo Zoom, na última quarta-feira (1º). A reunião durou cerca de 3 minutos e comunicou, abruptamente, que um número considerável da força de trabalho seria reduzido. “Se você está nesta teleconferência, você faz parte do grupo azarado que está sendo demitido”, disse o executivo.

O diretor-presidente da empresa de hipoteca, fundada em 2014, justificou as demissões. “O mercado mudou, como vocês já sabem, e tivemos que acompanhá-lo para sobreviver. Essa não é uma notícia que vocês querem ouvir, mas foi minha decisão e queria que vocês ouvissem por mim. Essa foi uma decisão muito difícil de fazer e já tive que tomá-la duas vezes. Da primeira vez, eu chorei”, disse Garg.

Em seguida, continou: “Estamos liberando cerca de 15% da companhia, por conta de eficiência e performance. Se você está nessa chamada, você faz parte do grupo azarado que está sendo demitido. Seu contrato conosco está encerrado imediatamente”, comunicou, sem emoção. Completou, então, dizendo que o os colaboradores receberiam um e-mail do departamento de Recursos Humanos para acertar benefícios.

Kevin Ryan, diretor financeiro da Better.com, afirmou em comunicado à CNN: “Ter que realizar demissões é angustiante, especialmente nesta época do ano”. Ele acrescentou, alegando que um balanço patrimonial com poucas dívidas e uma “força de trabalho reduzida e focada” permitiria à companhia entrar em um mercado de propriedade residencial em evolução radical.

Após o vídeo ser vazado por uma das funcionárias demitidas, a revista Fortune relatou que Garg acusou os funcionários de serem improdutivos e trabalharem apenas duas horas por dia, o que considerava um “roubo” de seus colegas e clientes. Em outra ocasião, a revista mostrou um e-mail em que o executivo chama um subordinado de “lento” e “golfinho burro”.

Segundo a CNN, a empresa hipotecária apoiada pelo Softbank anunciou no mês de maio que estava abrindo o capital por meio de um SPAC – em tradução livre, Companhia com Propósito Específico de Aquisição – e na semana passada recebeu 750 milhões de dólares (cerca de R$ 4,2 bilhões) em dinheiro como parte do negócio. Dentre os demitidos, estava a equipe de recrutamento de diversidade, equidade e inclusão.

Garg se tornou empreendedor muito jovem após criar, em 2000, o produto de empréstimo estudantil MyRichUncle.

Confira a repercussão do caso no Twitter.

Edição: Vitor Fernandes
Nicole Vasques[email protected]

Jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), escreve para o BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!