Céu vermelho-sangue assusta moradores em cidade chinesa e vídeos viralizam; entenda o fenômeno

Céu vermelho ocorre por grande umidade na atmosfera
Céu vermelho ocorre por grande umidade na atmosfera (Reprodução/Redes Sociais)

Um fenômeno atmosférico raro assustou moradores de Zhoushan, no Leste da China, ao deixar parte do céu completamente vermelho, no domingo (8). Vídeos do momento mostram as pessoas da região de Zhejiang receosas de que o fenômeno possa causar algum mal para a saúde. As imagens viralizaram nas redes sociais.

De acordo com o Global Times, o departamento meteorológico local de Zhoushan explicou que a coloração do céu ocorreu por causa da refração e dispersão da luz, provavelmente das luzes dos navios de pesca no porto. Os especialistas explicam que em determinadas condições climáticas, quando há muita umidade na atmosfera, o fenômeno pode ocorrer.

Quando o fenômeno apareceu o céu estava nublado e chuviscando. Como as nuvens estavam mais baixas, elas exibiam o reflexo da cor vermelha dos barcos de pesca. “Quando as condições climáticas estão boas, mais água na atmosfera forma aerossóis que refratam e dispersam a luz dos barcos de pesca e criam o céu vermelho visto pelo público”, disse a equipe do departamento de meteorologia ao Times.

Internautas relembraram um caso de 1770, quando o céu de cidades asiáticas como Japão, Coreia e China, ficou vermelho por uma semana. Documentos recentes descobertos por pesquisadores relatam o fenômeno. Em 2017, um estudo acadêmico sobre a condição alegava que a causa do céu vermelho foi uma atividade solar alta.

Ao Global Times, um especialista da equipe de pesquisa em física espacial da Universidade de Geociências da China, em Wuhan, disse que a atividade solar e geomagnética estava calma no final de semana. Por isso, estudiosos descartam esse motivo como causa do recente céu vermelho.

Repercussão

Os vídeos chineses chegaram ao Brasil e, enquanto alguns se assustam com o fenômeno raro, outros fazem brincadeiras com a situação.

Edição: Roberth Costa
Giulia Di Napoli[email protected]

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!