Aos 21 anos, chihuahua TobyKeith bate recorde de cão vivo mais velho do mundo

chihuahua
Tutora do chihuahua diz que as pessoas não acreditam que cãozinho esteja com aparência tão boa ‘para a idade dele’ (Reprodução/@guinnessworldrecord/Instagram)

Um cachorro da raça chihuahua quebrou o recorde de cachorro vivo mais velho do mundo. O pequeno tem 21 anos e 66 dias, e recebeu a verificação do recorde pelo Guiness World Records, no dia 16 de março. TobyKeith, nome do cãozinho, nasceu no dia 9 de janeiro de 2001, nos Estados Unidos. A tutora dele, Gisela Shore, contou que tem vivido com o animal pela maior parte de sua vida.

Gisela adotou o doguinho de um abrigo de animais quando ele tinha apenas alguns meses de vida. Ela contou ao Guiness: “Fui voluntária no Peggy Adams Animal Rescue, e um dos funcionários me contou sobre um casal de idosos tentando entregar um filhote de cachorro porque eles não podiam mais cuidar dele”.

“Encontrei-me com o casal de idosos e fui apresentado a um minúsculo chihuahua bronzeado. Eles o haviam chamado de Manteiga de Amendoim. Mais tarde, mudei seu nome para TobyKeith”, relembrou.

Cão ganha mimos pelo recorde

A tutora passou a considerar que o chihuahua poderia ser o cachorro vivo mais velho quando ele fez 20 anos. “Quando ele completou 20 anos, a reação de todos foi ‘wow’! Meus amigos e familiares pensavam que ele era o cão mais velho que eles conheciam”.

Quando o recorde foi confirmado, Gisela Shore, seus familiares e amigos ficaram entusiasmados com a notícia. “Com certeza trouxe um grande sorriso ao meu rosto!”, disse a tutora do cachorro. TobyKeith celebrou o próprio recorde: o pequeno ganhou um banho de banheira, fez as unhas e fez um especial passeio de carro.

TobyKeith e Gisela possuem uma relação bastante próxima. “Tobykeith é meu pequeno guarda-costas. Segue-me em todos os lugares. Deita em mim enquanto assistimos TV. Eu o adoro!”. Na residência de Gisela também há outros dois cachorros com quem o chihuahua divide o dia a dia, um Bulldog Americano e um Crested Chinês.

Rotina de TobyKeith

O dia a dia de TobyKeith consiste em acordar às 6h30 para um passeio fora de casa antes de comer o primeiro lanche do dia (o prato favorito dele é uma fatia de peru). No resto do dia, ele faz outras caminhadas curtas e, quando Gisela está trabalhando de casa, o pequeno deita perto dela.

O cãozinho possui uma condição cardíaca, mas isso não o coloca em muitos problemas. Ele já excedeu a média da expectativa de vida de um chihuahua, que pode alcançar de 12 a 18 anos. “As pessoas não conseguem acreditar o quão bem ele aparenta pela idade dele”, disse Gisela.

Ela acredita que a saúde contínua de TobyKeith é ajudada por exercícios regulares e uma dieta saudável. O animal come vegetais, arroz, frango e não ingere guloseimas açucaradas. Gisela Shore ainda acredita que a chave para a velhice dele é uma genética saudável e, o mais importante, um lar amoroso.

“O pensamento de que meu pequeno atingiu tal marco é fantástico! Estou emocionada”, acrescentou a tutora. O cão mais velho já registrado foi um cão do gado australiano chamado Bluey, que vivia na Australia. Bluey foi adotado em 1910 e morreu em 1939, aos 29 anos e 5 meses.

Edição: Vitor Fernandes
Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!