Clarão rosa no céu da Austrália intriga moradores e origem surpreende

clarão rosa austrália
Brilho intenso foi visto no céu do município de Mildura, na terça-feira (19) (Reprodução/@Tim_Green78/Twitter)

Moradores de Mildura, na região Noroeste de Vitória, na Austrália, foram surpreendidos por um grande “clarão rosa” que tomou conta do céu nesta semana. Acontece que o brilho “misterioso”, foi causado por luzes de uma fazenda que planta cannabis – ou seja, maconha – medicinal.

Por volta das 6h dessa terça-feira (19), o morador local Tim Green usou o Twitter para compartilhar registros da cena. Ele questionou uma meteorologista australiana sobre o que causaria o fenômeno e descobriu que não era o único a ter perguntas.

“Ei, @JaneBunn, algum relato desse assustador, mas brilhante céu na noite de Mildura?”, escreveu o rapaz. “Eu também vi, Tim. Você tem uma vista melhor, no entanto. Ótimas fotos”, elogiou uma pessoa. Outro internauta chegou a brincar com a estranheza da situação, relacionando o céu “rosa pink” ao de Hawkins, da série Stranger Things.

Confira os registros abaixo:

Apesar de chamar a atenção, as imagens têm uma explicação racional: de acordo com a repórter Sarah Tomlison, não se trata de uma assombração ou alienígena. A verdade é que o clarão intenso foi causado por luzes de uma fazenda que cultiva cannabis, a planta da maconha.

“#Mildura e redondezas assistiram a uma visão espetacular hoje à noite, quando uma luz vermelha apareceu no céu. Eram aliens? Uma aurora? Não, parece que foram luzes hidropônicas de uma fazenda de cannabis medicinal refletindo na nuvem, que é de alguma forma a resposta mais Mildura de todos os tempos”, publicou.

Quem acabou com o mistério foram os próprios donos da fazenda em questão, segundo o news.com.au. “Como você deve saber, a cannanbis cresce em um dia prolongado. A zona de floração é 12 horas de luz e 12 horas de escuridão, que normalmente acontece das 7h às 19h”, afirmou Peter Crock, presidente-executivo do Cann Group, ao portal.

Ainda segundo Crock, “com a nova zona entrando em uso no próximo dia ou dois, tivemos as luzes acesas. Normalmente, as persianas fecham ao mesmo tempo que o sol se põe, mas ontem à noite estávamos com as luzes acesas e as persianas ainda não haviam fechado, então houve um período em que se criou um brilho”.

Por volta das 19h, quando as plantas “dormiram”, as luzes cessaram. A maconha medicinal é legalizada na Austrália desde 2016, conforme o Cannabis Investing News.

Nicole Vasques[email protected]

Jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), escreve para o BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!