Coreia do Norte: Imagens mostram adolescentes condenados a trabalhos forçados por assistirem séries de TV

Dois adolescentes foram punidos por assistir k-drama (Reprodução/Redes sociais)

Imagens obtidas pela BBC Korean mostram dois adolescentes sendo sentenciados a 12 anos de trabalhos forçados na Coreia do Norte. Os jovens estariam sendo punidos por assistirem a k-dramas (séries de televisão sul-coreanas).

No vídeo dois rapazes de 16 anos são algemados diante de centenas de estudantes em um estádio. As filmagens foram feitas em 2022.

Produtos culturais da sul-coreanos são proibidos na Coreia do Norte. As imagens ainda exibem dois oficiais repreendendo os garotos por não “refletirem profundamente sobre seus erros”.

Registros como esses são raros, pois a Coreia do Norte proíbe que fotos, vídeos e outras evidências da vida no país vazem para o mundo exterior.

O vídeo foi cedido à BBC pelo Instituto de Desenvolvimento Sul e Norte (Sand), uma instituição de pesquisa que trabalha com desertores do Norte.

De acordo com o Sand, o vídeo teria sido divulgado entre cidadãos da Coreia do Norte com a finalidade de educação ideológica.

O vídeo inclui um narrador repetindo a propaganda estatal. “A cultura do regime de marionetes decadente se espalhou até mesmo para os adolescentes”, diz a voz, em uma aparente referência à Coreia do Sul. “Eles têm apenas 16 anos, mas arruinaram o próprio futuro”, acrescenta.

Isabella Guasti[email protected]

Jornalista graduada pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022 e também de reportagem premiada pelo Sebrae Minas em 2023.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!