Criança é encontrada em compartimento secreto 2 anos após ser sequestrada nos EUA

criança sequestrada
Menina foi sequestrada depois que pais biológicos perderam guarda dela (Reprodução/Saugerties Police)

Uma criança de 6 anos, que estava desaparecida há dois, foi encontrada pela polícia norte-americana em um compartimento secreto na escada de seu avô paterno. O senhor de 57 anos, junto com os pais biológicos da menina, a sequestraram depois que o casal perdeu a guarda legal dela, em 2019. As informações são do New York Post.

De acordo com as autoridades, Paislee Shultis está viva e passa bem. A criança sequestrada pelos pais tinha 4 anos quando eles perderam custódia dela e de sua irmã mais velha, em Cayuga Heights, de acordo com o jornal local Daily Freeman. O casal já era o principal suspeito pelo desaparecimento, mas o que contribuiu para o flagrante foi uma “dica” externa nessa segunda-feira (14), que levou a polícia a retornar à casa do avô.

Cobertor foi pista de esconderijo

A corporação afirma que, desde a decisão com resultado negativo na Justiça – cuja motivação é desconhecida -, a criança era mantida em Saugertis, município no estado de Nova York. Após um tempo de busca sem sucesso, a menina foi resgatada graças a um detetive, que notou um aspecto estranho nas escadas da residência. Ele usou uma ferramenta para destruir os degraus de madeira e avistou um pequeno cobertor.

“Depois de remover vários degraus, a criança e sua sequestradora foram descobertas ali”, disse um dos policiais. Segundo ele, Paislee e a mãe estavam abrigadas em um “quarto improvisado, embaixo de uma escada fechada que dava para o porão da residência”. A corporação definiu o esconderijo como “pequeno, frio e molhado”.

Polícia fez buscas no local anteriormente

O motivo pelo qual o casal perdeu a custódia segue incerto. Ainda de acordo com o New York Post, os pais biológicos da garota voaram com ela para o local do cativeiro no dia em que as autoridades deveriam pegá-la. Enquanto isso, a filha mais velha estava na escola e acabou sendo acolhida por um guardião legal. Na ocasião, Kimberly Cooper tinha 33 anos, e Kirk Shultis, 32.

A polícia conta que já compareceu à residência do pai de Shultis várias vezes antes do flagrante. A reação do avô variava muito, sendo que algumas vezes permitia buscas no interior da casa e, em outras, era resistente. “Acreditamos que, nas vezes em que entramos lá, embora nos fosse dado pouco acesso, eles usavam o local para escondê-la”, avalia o chefe de Polícia da cidade.

Criança foi escondida na casa do avô paterno (Acervo pessoal/Hans Pennink)

Pai e avô já foram liberados

Os pais biológicos de Paislee e seu avô paterno enfrentam hoje acusações relativas a interferência custodial, além de exposição ao perigo infantil. Alguns vizinhos ficaram chocados com a revelação do crime e descreveram o casal como “normal”, apontando que, mesmo possuindo um equipamento de playground na casa, nunca viram uma criança sequer vivendo ali.

O chefe de Polícia revela que a criança sequestrada pelos pais não estava frequentando a escola no período em que foi raptada. No entanto, ela foi encontrada com saúde e quis até comer um hambúrguer no McDonald’s após ver uma unidade da lanchonete no caminho para a delegacia.

“O detetive virou o carro e entrou no McDonald’s para buscar um lanche para ela”, diz o líder. De acordo com a ABC, Cooper está detida na prisão de Ulster County Jail e os dois homens, também acusados, já foram liberados. Todos eles têm ordens para ficarem afastados da criança e compareceram ao tribunal local.

Edição: Roberth Costa
Nicole Vasques[email protected]

Jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), escreve para o BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!