Doador de esperma vira alvo da Justiça após ter mais de 550 filhos

doador esperma
A fundação Donorkind, autora da ação, argumenta que o doador de esperma está aumentando a ameaça de incesto acidental no país (Reprodução/Facebook)

Um doador de esperma de 41 anos virou alvo de um processo após gerar mais de 550 filhos na Holanda. A fundação Donorkind, autora da ação, argumenta que o homem está aumentando a ameaça de incesto acidental no país.

A instituição pede que a justiça holandesa impeça Jonathan Jacob Meijer de continuar doando esperma e também o acusa de mentir sobre o número de filhos que teve.

Na Holanda, homens podem doar esperma para, no máximo, 12 mulheres. O número máximo de filhos permitido por doador é de 25 crianças. A medida visa impedir a possibilidade de endogamia, incesto ou problemas psicológicos nas crianças.

Um processo civil contra Meijer também está sendo movido pela mãe de um dos filhos dele. Ela se disse arrependida de ter contado com a doação do homem para realizar o sonho da maternidade.

“Se eu soubesse que ele já era pai de mais de 100 filhos, nunca o teria escolhido. Se eu pensar nas consequências que isso poderia ter para o meu filho, fico com o estômago embrulhado”, disse ela.

Edição: Roberth Costa
Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!