Emirados Árabes adota semana de trabalho de quatro dias e meio a partir de 2022

emirados arabes
Medida passa a valer a partir de 1º de janeiro de 2022 (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

A partir do dia 1º de janeiro de 2022, as entidades governamentais e os bancos dos Emirados Árabes Unidos passam a adotar uma semana de trabalho de quatro dias e meio. Além disso, o final de semana passa a ser de sábado e domingo e não mais de sexta-feira para sábado, como era antes. Essas mudanças visam aproximar o país do calendário de dias úteis mais utilizado mundialmente.

Na sexta-feira, dia mais importante da semana para a comunidade religiosa muçulmana, os funcionários devem trabalhar em torno de quatro horas, até às 12h. Assim, a tarde fica liberada para a realização das orações muçulmanas. O Emirados Árabes é o primeiro país do mundo a adotar a semana de trabalho de quatro dias e meio, mudança também aderida pelas escolas públicas.

Já o setor privado não é obrigado a adotar a nova medida. De acordo com a fala do ministro de Recursos Humanos, Abdulrahman al-Awar deu a revista Reuters: “Cada empresa, dependendo do setor em que opera e do que se adapte e sirva melhor aos seus negócios, pode escolher o fim de semana para seus funcionários”.

As autoridades também esperam que essa mudança ajude a população a balancear melhor o lado pessoal e o lado profissional, além de aumentar a produtividade. Para além de seus cidadãos, o país também espera melhorar sua competitividade global nos setores empresariais e econômicos. Outras nações mulçumanas como Marrocos e a Indonésia já possuem o final de semana no sábado e domingo.

Edição: Vitor Fernandes
Giulia Di Napoli[email protected]

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!