Ex-premiê do Japão é assassinado durante comício; Bolsonaro e mais líderes lamentam morte

presidente bolsonaro
Bolsonaro ao lado de Shinzo Abe, ex-premier assassinado hoje no Japão (Alan Santos/PR)

O ex-premiê japonês Shinzo Abe foi assassinado nesta sexta-feira (8) durante um comício na cidade de Nara, perto de Quioto. O evento ocorria antes das eleições para o Senado do Japão, que deve ocorrer no domingo (10). Ele chegou a ser socorrido, mas não resistiu. A morte de Shinzo choca o país, já que por lá as armas de fogo são estritamente regulamentadas e também existem raros relatos de violência política. O presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros líderes lamentam o assassinato de Shinzo.

De acordo com a imprensa japonesa, a última vez que um ex-primeiro-ministro foi morto foi há quase 90 anos. No ataque de hoje, Shinzo discursava em apoio a Kei Sato, membro da Câmara Alta do Parlamento. Sato concorre à reeleição como representante da cidade de Nara.

Ainda segundo as autoridades, um suspeito de cometer o ataque contra Shinzo foi detido e identificado como Tetsuya Yamagami. Ele teria usado uma arma de fogo artesanal e é ex-membro das Forças Armadas japonesas. Ainda não se sabe o que levou a cometer o crime.

Shinzo Abe tinha 67 anos e foi premiê do Japão de 2006 a 2007 e, mais tarde, de 2012 a 2020. Foi ainda o líder japonês com maior longevidade no cargo.

“Estou incrivelmente chocada”, disse a governadora de Tóquio, Yuriko Koike, em entrevista antes do anúncio da morte de Abe. “Não importa o motivo, um ato tão hediondo é absolutamente imperdoável. É uma afronta à democracia”, completou.

No Japão, cidadãos particulares não podem ter armas e caçados licenciados podem ter apenas rifles. Os proprietários de revólveres devem passar por intenso processo, que envolve assistir aulas, fazer testes escritos, além de passar por avaliações de saúde mental e verificação de antecedentes.

“Recebo com extrema indignação e pesar a notícia da morte de @AbeShinzo, líder brilhante e que foi um grande amigo do Brasil. Estendo à família de Abe, bem como aos nossos irmãos japoneses, a minha solidariedade e o desejo de que Deus cuide de suas almas neste momento de dor” , escreveu Bolsonaro no Twitter.

“Como sinal de nosso respeito ao povo japonês, de reconhecimento pela amizade de Shinzo Abe com Brasil e de solidariedade diante de uma crueldade injustificável, decretei luto oficial em todo o país durante 3 dias. Que seu assassinato seja punido com rigor. Estamos com o Japão”, twitou em seguida Bolsonaro.

Roberth Costa[email protected]

De estagiário a redator, produtor, repórter e, desde 2021, coordenador da equipe de redação do BHAZ. Participou do processo de criação do portal em 2012; são 11 anos de aprendizado contínuo. Formado em Publicidade e Propaganda e aventureiro do ‘DDJ’ (Data Driven Journalism). Junto da equipe acumula 10 premiações por reportagens com o ‘DNA’ do BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!