Fenômeno associado às chuvas em Minas leva termômetros a 50ºC em países da América Latina

onda de calor
Onda de calor atinge 833 cidades até domingo (Amanda Dias/BHAZ)

A região central da América do Sul enfrenta, nesta semana, uma intensa onda de calor que pode elevar as temperatura até os 50ºC na Argentina, Uruguai e Paraguai. A massa de ar quente e seca também tem atingido o sul do país, principalmente o estado do Rio Grande do Sul, onde 216 municípios estão sob alerta. As informações são da BBC.

Desde segunda-feira (10), moradores da argentina tem sofrido com as altas temperaturas. A província de Mendoza chegou a ser colocada sob alerta vermelho pelas autoridades locais.

Em Porto Alegre, a Defesa Civil alerta que os os termômetros devem atingir os 39ºC até o próximo domingo (16). O órgão orienta que a população da cidade se proteja do sol, mantenha a hidratação constante e evite exercícios entre 10h e 16h.

Reflexos da chuva em Minas

Segundo o especialista em climatologia da América do Sul e membro do Centro Polar e Climático da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), Éder Maier o calor intenso sentido pelos sul-americanos é provocado por uma massa de ar quente e seca “estacionada” entre a Argentina e o Brasil que impede a formação de nuvens.

“A baixa cobertura de nuvens e o tempo seco causam maior eficiência do sistema ambiental em converter a radiação solar em calor”, explica o especialista à BBC. Já o climatologista Pedro Leite da Silva Dias, da USP (Universidade de São Paulo), o fenômeno pode ter relação com as fortes chuvas que estão atingindo Minas e o Sul da Bahia.

Segundo ele, o bloqueio da alta pressão atmosférica impede que as nuvens de chuva saiam dessas regiões. “Funciona como uma gangorra: enquanto o centro da América Latina experimenta seca e calor, o nordeste e sudeste brasileiros sofrem com a chuva”, diz.

Edição: Giovanna Fávero
Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!