‘Flurona’: Israel confirma primeiro caso de infecção simultânea de Covid e gripe

teste laboratório
Caso foi detectado em mulher grávida que não havia se vacinado (FOTO ILUSTRATIVA: Banco de imagens/Pixabay)

O primeiro caso de infecção conjunta de Influenza e Covid-19 foi detectado na última semana, em Israel. A primeira paciente diagnosticada com a chamada “Flurona” – “flu”, que significa gripe em inglês, e “corona” – é uma mulher da cidade de Petah Tikva. Ela estava grávida e não foi vacinada contra nenhum dos vírus.

De acordo com o jornal local Yediot, a jovem entrou em trabalho de parto nesta semana, pouco depois de receber o diagnóstico da “Flurona”, e foi encaminhada a um hospital no distrito israelense. Apesar de este ser o primeiro caso oficial, as autoridades sanitárias locais suspeitam que várias outras pessoas já estejam com a infecção simultânea.

Até o momento, não se sabe se a combinação dos dois vírus torna a doença mais grave, mas o Ministério da Saúde israelense ainda analisa o caso. Segundo Arnon Vizhnitser, diretor do departamento ginecológico do hospital que realizou o parto, o caso é “relativamente leve”, a mulher não apresentou sintomas graves e está se sentindo bem.

‘Flurona’ traz novo desafio

“No ano passado, não testemunhamos casos de gripe entre mulheres grávidas ou parturientes”, afirmou o médico. “Hoje, vemos casos de coronavírus e gripe que estão começando a surgir. Estamos vendo cada vez mais mulheres grávidas com gripe. Definitivamente, é um grande desafio lidar com uma mulher que chega com febre no parto e você não sabe se é coronavírus ou gripe, então você se refere a eles da mesma forma”, completou Arnon.

Ainda conforme o médico, a jovem foi diagnosticada com as duas doenças assim que chegou ao hospital e novos testes realizados posteriormente confirmaram o diagnóstico.

O caso vem em meio ao início de uma epidemia de gripe no país. Conforme dados do Centro para Controle de Doenças do Ministério da Saúde, mais de 1,8 mil pessoas foram tratadas com complicações da Influenza nos hospitais israelenses somente na última semana. Entre elas, 650 foram crianças e 124, mulheres que deram à luz.

Giovanna Fávero[email protected]

Editora no BHAZ desde março de 2023, cargo ocupado também em 2021. Antes, foi repórter também no portal. Foi subeditora no jornal Estado de Minas e participou de reportagens premiadas pela CDL/BH e pelo Sebrae. É formada em Jornalismo pela PUC Minas e pós-graduanda em Comunicação Digital e Redes Sociais pela Una.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!