
O segundo teste de voo da nave espacial Starship, da SpaceX resultou em outra explosão, neste sábado (18), no Texas (EUA). Porém, o grande foguete de Elon Musk conseguiu ir mais longe do que no primeiro teste, realizado em abril deste ano.
Segundo a Forbes, o foguete, que estava sem tripulação, se separou com sucesso de seu propulsor, ao contrário do que aconteceu no primeiro voo de teste. A nave espacial voou sozinha por cerca de 10 minutos.
O propulsor explodiu depois da separação, o que a SpaceX chamou de “uma desmontagem rápida e não programada”. O foguete de cerca de 121 metros foi lançado da Starbase em Boca Chica, no Texas.
Empresa busca ‘vida multiplanetária’
“Com um teste como esse, o sucesso vem do que nós aprendemos, e o teste de hoje vai nos ajudar a melhorar a confiabilidade da Starship à medida que a SpaceX busca tornar a vida multiplanetária”, disse a SpaceX por meio do X (antigo Twitter).
Elon Musk, o CEO da SpaceX, e Bill Nelson, o chefe da Nasa, parabenizaram a equipe após o lançamento. Nelson elogiou o progresso feito no teste de voo. A SpaceX tem um contrato de US$ 4 bilhões com a Nasa para fazer missões astronautas.
O primeiro pouso lunar usando a nave espacial Starship está marcado para dezembro de 2025, no âmbito do programa Artemis da Nasa. O objetivo é enviar astronautas de volta à Lua.
Jim Free, o administrador associado da diretoria de missões da Nasa demonstrou que tem dúvidas de que o foguete estará pronto para essa operação a tempo. Para ele, a missão deverá ser adiada para 2026 ou a Nasa deveria projetar um novo perfil de voo.
O primeiro voo de teste da espaçonave Starship, em abril, gerou resultados baixos em relação ao deste sábado. A SpaceX atribuiu a explosão a um vazamento do propulsor da nave espacial, que causou incêndios e culminou na perda de comunicação.
O teste também destruiu a plataforma de lançamento e criou o que Elon Musk chama de “tornado de rochas”. O solo e a areia caíram até oito quilômetros de distância após o lançamento do foguete.
Elon e a Nasa consideram o desenvolvimento e o lançamento de testes da nave espacial Starship como partes essenciais de um eventual envio de humanos para Marte.