Gorilas estão em tratamento contra Covid após diagnóstico positivo em zoológico nos EUA

gorila
Gorilas entraram em tratamento contra a doença (FOTO ILUSTRATIVA: Envato)

Um zoológico de Atlanta, capital do estado da Geórgia, nos Estados Unidos, está tratando 13 gorilas que testaram positivo para o novo coronavírus. Os animais foram testados depois que apresentaram tosse leve, nariz escorrendo e perda de apetite. De acordo com um diretor do estabelecimento, os gorilas provavelmente pegaram o vírus depois de terem contato com um funcionário assintomático. As informações são do jornal Atlanta Journal-Constitution.

As amostram foram coletadas pelos cuidadores e enviadas para o Laboratório de Diagnóstico Veterinário de Atenas da Universidade da Geórgia, que retornou com o resultado positivo. O zoológico ainda está aguardando a confirmação do Laboratório Nacional de Serviços Veterinários em Ames, Iowa, que também recebeu amostras.

Segundo Sam Rivera, diretor sênior de saúde animal do “Zoo Atlanta”, provavelmente os animais se infectaram por um tratador assintomático, embora ele esteja vacinado. Mais tarde, o funcionário foi testado e recebeu o diagnóstico positivo. Ainda de acordo com o diretor, o cuidador usava o equipamento de proteção que há muito faz parte do protocolo do zoológico, incluindo luvas e proteção facial.

Já segundo a porta-voz Rachel Davis, não há exigência de que os membros da equipe sejam vacinados, embora uma alta porcentagem deles tenha se imunizado.

Tratamento

“Como os gorilas vivem juntos e muito perto, é impossível isolar os membros afetados”, disse Rivera. Por isso, todos serão testados. Quando os infectados se recuperarem da doença, a equipe planeja vacinar a população de gorilas com a vacina Zoetis, desenvolvida para uso veterinário e usada no zoológico de San Diego em sua população de macacos.

No “San Diego Zoo Safari Park”, inclusive, em janeiro deste ano, oito gorilas também se infectaram com o vírus e receberam tratamento contra a doença. Um dos animais recebeu um regime experimental de anticorpos e todos se recuperaram. A equipe veterinária de Atlanta está tratando alguns dos gorilas em risco de complicações graves com anticorpos monoclonais, começando pelos membros mais antigos.

Isso inclui Ozzie, que, aos 60 anos, é o gorila macho mais velho em cativeiro. Rivera disse que Ozzie está apresentando sintomas leves. “Não sentimos que estamos fora de perigo”, acrescentou. “Estamos vivendo um dia de cada vez.”

O zoológico de Atlanta já vacinou seus orangotangos de Bornéu e Sumatra, seus tigres de Sumatra, seus leões africanos e seu leopardo nublado.

Infecção entre animais e humanos

Segundo o jornal local, os seres humanos são conhecidos por infectar animais, mas as distâncias entre os visitantes dos zoológicos e os macacos tornariam a transmissão de animal para humano extremamente improvável. O CDC – sigla em inglês para Centro de Controle e Prevenção de Doenças – diz que os animais não desempenham um papel significativo na disseminação da doença para os humanos.

Outros zoológicos começaram a vacinar animais em risco, incluindo o Zoológico de Detroit, também nos Estados Unidos, que anunciou planos para vacinar seus gorilas, chimpanzés, tigres e leões. O novo coronavírus é conhecido por infectar tigres, leões, visons, leopardos das neves, pumas, cães e gatos domésticos.

Edição: Vitor Fernandes

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!