Pai de Greta Thunberg revela que ativismo ajudou a salvar a filha da depressão

@gretathunberg/Instagram/Reprodução

A ativista sueca Greta Thunberg, de 16 anos, vem ganhando espaço na mídia internacional ao protestar contra as mudanças climáticas. Em entrevista à BBC, o pai dela, Svante Thunberg, contou que achava que a depressão mataria a filha antes dela lançar sua campanha mundial.

De início, Svante não aprovou a ideia da jovem de se posicionar à frente de uma batalha que envolve tantos confrontos. Eles conversaram várias vezes antes de Greta assumir a empreitada, até que ela estivesse preparada para lidar com o que viria pela frente.

Ver essa foto no Instagram

Day 6. Sunshine sailing north of the Azores!

Uma publicação compartilhada por Greta Thunberg (@gretathunberg) em

O pai contou que ele e a mãe da jovem, a cantora de ópera Malena Ernman, ajudaram na campanha pensando mais na própria filha do que no futuro do planeta. “Ela [a mãe] viu quanto isso significava para Greta, e, quando ela colocou tudo em prática, viu como ela cresceu com isso, quanta energia ela ganhou com isso. Eu entendia a importância de tudo, mas não fiz para salvar o planeta, fiz para salvar a minha filha”, explicou Svante.

Eleita a personalidade do ano de 2019 pela revista Time, Greta, que foi diagnosticada com Síndrome de Asperger, também enfrentou problemas com a depressão. Na entrevista, seu pai contou que ela passou um período sem falar ou comer e até deixou de ir à escola, antes de participar do ativismo climático.

+ Um dia ‘pirralha’ e, no outro, destaque mundial: Greta Thunberg é eleita personalidade do ano

“Nós tiramos muito, muito tempo para resolver isso juntos. Eu me tornei vegano, sua mãe deixou de viajar de avião, nós adotamos hábitos mais sustentáveis e Greta ficou muito feliz com isso”, contou Svante. Ele acredita que, depois do ativismo, a garota mudou e ficou muito mais feliz.

Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!