VÍDEO: Grupo de 33 pessoas é flagrado perseguindo golfinhos no mar do Havaí e acaba detido

Grupo persegue golfinhos no Havaí
Vídeo feito por drone mostra o grupo nadando atrás dos golfinhos (DLNR/Divulgação)

O governo do Havaí informou que um grupo de 33 pessoas foi detido depois de perseguir golfinhos na baía de Hōnaunau, no sul do distrito de Kona, no último domingo (26). Uma lei aprovada em 2021 na ilha proíbe que nadadores fiquem a menos de 45 metros de golfinhos-rotadores havaianos.

De acordo com o Departamento de Terras e Recursos Naturais do Havaí (DLNR), policiais levaram o grupo de pessoas à delegacia durante uma patrulha de rotina na região. Um vídeo feito por drone e divulgado pelo governo da ilha mostra o grupo nadando atrás dos golfinhos.

Segundo o DLNR, as 33 pessoas aparentavam estar “atormentando, encurralando e perseguindo agressivamente” o grupo de golfinhos. Autoridades da Divisão de Aplicação de Conservação e Recursos (DOCARE) do órgão entraram em contato com os nadadores ainda na água e os alertaram sobre a violação.

Detidos no Havaí
Polícia local iniciou investigação (DLNR/Divulgação)

Já em terra, o grupo foi detido pelos policiais e uma investigação conjunta foi iniciada pela DOCARE e pelas autoridades da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA) do Havaí.

“Casos como esses são trabalhados em conjunto e levados às autoridades da NOAA para revisão e disposição final. É uma parceria excelente, onde combinamos esforços para chegar ao mesmo objetivo de proteger nossos recursos marinhos”, diz comunicado do DLNR.

Segundo a NOAA, a lei que proíbe a aproximação aos golfinhos vale para nadadores, barcos, canoas, drones, pranchas ou qualquer outro meio de transporte em áreas dentro de 3,7 quilômetros das ilhas havaianas e em águas designadas cercadas pelas ilhas de Lanai, Maui e Kahoolawe.

Edição: Giovanna Fávero
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!