Homem é condenado a prisão perpétua por assassinato de brasileira na Argentina

homem prisão morte brasileira argentina
O crime ocorreu em 2018, na Argentina (Reprodução/Redes sociais)

Um homem boliviano foi condenado a prisão perpétua após a morte de uma brasileira em Buenos Aires, na Argentina. O crime ocorreu em 2018.

Luana Cristina Carneiro de Melo foi encontrada em seu apartamento, deitada na cama após ser sufocada. A estudante e analista financeira tinha 25 anos na época.

De acordo com a agência de notícias argentina Télam, o suspeito Iver Uruchi Condori confessou que invadiu o apartamento para roubar o celular da mulher. O homem de 32 anos afirmou ter matado a estudante para ela não o entregar à polícia.

Segundo fontes judiciais informaram ao veículo, Iver Uruchi foi condenado a prisão perpétua pelo crime de “homicídio em concorrência com o crime de furto”.

A sentença foi proferida pelos desembargadores Luis Oscar Márquez, Dário Martín Medina e Claudia Beatriz Moscato, membros do Tribunal Oral e Criminal. O boliviano seguirá detido no Complexo Penitenciário Federal II Marcos Paz, do Serviço Penitenciário Federal.

Mãe da vítima: ‘Persistência’

Rosemary Carneiro de Freitas, a mãe de Luana, afirmou que sua filha sempre lutou pela justiça e pelos direitos das mulheres.

“A condenação de seu assassino, para nós, representa a persistência dessa luta”, declarou a mulher, que esteve presente em todas as audiências e chorou durante o julgamento do homem.

A jovem era natural de Jataí, em Goiás (Reprodução/Redes sociais)

“Embora nada possa trazer nossa Luana de volta, saber que seu algoz não sairá às ruas para ferir outras mulheres, e que a Justiça foi feita em sua memória, nos traz alívio. Agradecemos ao Ministério Público e aos peritos criminais por seu trabalho incansável na busca por respostas e justiça”, completou Rosemary.

Luana nasceu em Jataí, cidade localizada a 320 quilômetros de Goiânia. Aos 22 anos, a brasileira resolveu se mudar para a Argentina. A estudante havia conhecido uma amiga por meio da internet. Em Buenos Aires, conseguiu um emprego como assistente financeira em uma empresa multinacional.

Edição: Roberth Costa
Beatriz Kalil Othero[email protected]

Jornalista formada pela UFMG, escreve para o BHAZ desde 2020, e atualmente, é redatora e fotógrafa do Portal. Participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2021 e 2022, e pela Rede de Rádios Universitárias do Brasil em 2020.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!