Hospital nega transplante de coração a paciente que não quer se vacinar contra a Covid-19

DJ Ferguson homem se recusa a tomar vacina contra covid-19 para fazer transplante
Homem está entre a vida e a morte (CBS Boston/Reprodução)

Um hospital de Boston, no estado de Massachusetts, nos Estados Unidos, disse que não realizará um transplante de coração em um paciente que se recusa a receber a vacinação contra o Covid-19. DJ Ferguson, de 31 anos, foi previamente priorizado para o procedimento no hospital Brigham and Women, mas não é mais elegível porque se recusa a ser vacinado, segundo a família de Ferguson para a CBS Boston. A medida é uma política da instituição.

David Ferguson, pai do paciente, diz que seu filho se recusa a tomar a injeção. “É meio que contra seus princípios básicos; ele não acredita nisso. É uma política que eles estão aplicando e, como ele não receberá a injeção, eles o tiraram da lista de transplante de coração”, disse Ferguson.

A Brigham and Women divulgou um comunicado sobre o assunto. Segundo o hospital, assim como muitos outros programas de transplante nos Estados Unidos, a vacina contra a Covid-19 é uma das várias vacinas e pré-requisitos necessários para candidatos a transplante no sistema Mass General Brigham. “A fim de garantir a melhor chance para uma operação bem-sucedida e também a sobrevivência do paciente após o transplante”, esclarecem.

O médico Arthur Caplan é chefe de Ética Médica da NYU Grossman School of Medicine, instituição de Nova York, nos Estados Unidos. Ele diz que ser vacinado é necessário para esse tipo de procedimento. “Após qualquer transplante, rim, coração, qualquer órgão, seu sistema imunológico é drasticamente suprimido”, disse Caplan. “A gripe pode te matar, um resfriado pode te matar, a Covid pode te matar. Os órgãos são escassos, não vamos distribuí-los para alguém que tem poucas chances de sobreviver enquanto outros vacinados têm mais chances de sobreviver no pós-operatório.”

Alternativas

DJ permanece no Brigham and Women’s Hospital. Ele é pai de dois filhos com um terceiro a caminho. A família diz que não tem certeza do que planeja fazer. Eles estão pensando em transferi-lo, mas ele pode estar fraco demais para se mover.

“Estamos buscando agressivamente todas as opções, mas estamos ficando sem tempo”, disse Ferguson.

Embora a família diga que DJ recebeu muito cuidado de médicos e enfermeiros do Brigham and Women’s, eles simplesmente não concordam com a política de vacinação contra Covid de transplante de coração. “Acho que meu filho está lutando com muita coragem e tem integridade e princípios nos quais realmente acredita e isso me faz respeitá-lo ainda mais.”

A família está ao lado do DJ e torcendo pelo melhor. “É o corpo dele. A escolha é dele”, reforçou o pai.

Edição: Vitor Fernandes

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!