Idosa cai em golpe de falso astronauta e paga R$ 160 mil para ele retornar à Terra

Astronauta no espaço
Falso astronauta dá golpe em idosa

Uma idosa japonesa foi vítima de um golpe de cerca de R$ 160 mil. Ela transferiu o valor a uma pessoa que dizia ser um astronauta russo, segundo a emissora de TV Asahi. O golpista teria enviado mensagens românticas a mulher de 65 anos dizendo-se apaixonado por ela, mas que precisaria do valor para retornar à Terra.

Nas conversas, o homem disse que trabalhava na Estação Espacial Internacional, e que ao retornar à Terra gostaria de “recomeçar a vida no Japão”. Além do valor das despesas com o foguete para retorno do espaço, o astronauta falsário ainda pediu que a amada pagasse “as taxas de pouso” e que fosse enviado dinheiro suficiente para custear “as despesas de férias de uma semana”.

Na troca de mensagens, a vítima se iludiu com gestos românticos do astronauta. “Quer se casar comigo quando eu chegar ao Japão?”, perguntava o golpista em conversa pelo Instagram e o LINE, aplicativo de mensagens japonês.

Com o romance engatado, a mulher transferiu o valor pedido em cinco parcelas ao longo de 20 dias. Mas o “romântico dos espaços” não se deu por satisfeito e pediu mais dinheiro à vítima. Só aí que a idosa desconfiou e foi à polícia.

“Acreditei nos nomes de instituições reais, como Nasa (Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço) e Jaxa (Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial)”, disse a vítima em depoimento.

Pedro Rocha Franco[email protected]

Pedro Rocha Franco é jornalista desde 2007 e estudante de ciências sociais. Foi repórter do jornal Estado de Minas, editor do portal O Tempo e head de digital da Itatiaia. Hoje é gerente executivo do BHAZ. Além disso, colaborou com UOL e Repórter Brasil.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!