Igreja quita R$ 25 milhões em dívidas médicas de famílias

reverenda-igreja-luterana
Dívidas médicas são comuns nos Estados Unidos por não possuírem serviço hospitalar gratuito (Reprodução/Facebook)

A Igreja Luterana Capitol Hill utilizou de seus recursos para perdoar as dívidas médicas de boa parte da população de Iowa, nos Estados Unidos. Os religiosos fizeram uma parceria com o RIP Medical Debt, instituição que cobre despesas médicas pendentes. Com a colaboração, feita em novembro deste ano, a igreja da cidade de Des Moines conseguiu perdoar 5 milhões de dólares (cerca de R$ 25,5 milhões) em dívidas médicas. As informações são do Des Moines Register.

A reverenda Minna Bothwell conversou com a congregação da igreja, da qual ela faz parte, sobre maneiras de expandirem as missões do grupo. A Igreja Luterana Capitol Hill procurou por causas locais para oferecer dinheiro como ajuda. Então, um dos membros surgiu com a ideia de entrarem em contato com o RIP Medical Debt.

“Perguntamos a eles quanto dinheiro seria necessário para perdoar toda a dívida médica no condado de Polk”, disse Minna Bothwell. “Eles responderam: ‘Com o que vocês têm, vocês poderiam perdoar a dívida em todo o Iowa'”. Nos Estados Unidos, grande parte da população tem um plano de saúde. Aqueles que não podem pagar pelo plano acabam se endividando quando precisam de atendimento médico, pois ele não é gratuito.

Minna Bothwell contou que muitos membros da igreja da qual ela faz parte passaram por situações semelhantes, principalmente imigrantes e refugiados. “Temos muitas pessoas em nossa igreja que suportaram o fardo da dívida quando vieram para os Estados Unidos. Vimos em primeira mão o que a dívida tem feito às famílias, e como ela pode ser difícil”.

Igreja pretende pagar mais dívidas

As dívidas adquiridas no hospital podem ser vendidas a agências que se responsabilizam a conseguir que os devedores paguem a quantia que devem. Assim, o RIP Medical Debt é uma instituição que compra algumas dívidas dessas agências, ao invés de ir individualmente até cada devedor. A reverenda Minna Bothwell fez uma postagem na página do Facebook da Igreja Luterana Capitol Hill, anunciando a boa ação:

Na legenda do vídeo, Minna Bothwell escreveu: “Acabamos de comprar $ 5 milhões de dívidas médicas do Iowa e perdoá-las. Assista para saber como você pode nos ajudar a ir ainda mais longe para comprar a dívida médica no nosso estado vizinho, Missouri, doando aqui: https://secure.qgiv.com/event/chlc/. Vamos terminar 2020 trabalhando um com o outro para espalhar esperança”.

“Por aproximadamente $ 8 mil, a igreja poderia comprar $ 5 milhões em dívidas médicas em Iowa”, disse Minna Bothwell. A reverenda acrescentou: “Nós realmente acreditamos na divulgação da boa nova de Jesus Cristo para todas as pessoas, e isso significa tornar a boa nova tangível e alcançável para todas as pessoas”.

Conforme dito na publicação do Facebook, a Igreja Luterana Capitol Hill pretende estender a missão de ajudar a perdoar as dívidas médicas até Missouri. Eles esperam arrecadar cerca de $ 15 mil nos próximos três a quatro meses. A reverenda disse que a Igreja Luterana assumiu com entusiasmo esse novo desafio.

Desejo é alcançar a meta ‘até o Ano Novo’

“Por causa da Covid-19, tudo está online para nós”, disse Minna Bothwell. “Através de membros de nossa congregação, nossa campanha se espalhou através de suas famílias, amigos, locais de trabalho – Tivemos pessoas que deram a quem eu nunca conheci, que vivem fora do estado, em todos os lugares”, relatou.

A representante da Igreja Luterana também contou que assim que a meta de $ 15 mil for atingida, o RIP Medical Debt atuará rapidamente para pagar as dívidas. Os ex-devedores são notificados dentro de quatro a seis semanas. Até agora, a Igreja Luterana Capitol Hill arrecadou $ 12.900 mil, e eles desejam atingir os $ 15 mil até o Ano Novo, segundo Minna Bothwell.

“2020 tem sido um ano difícil para todos”, disse a reverenda Minna. “Nosso objetivo como congregação é dar às pessoas um bom começo em 2021. Esperamos que, quando as pessoas receberem esta notícia, comecem melhor o ano com um peso significativo fora dos ombros”, finalizou.

Edição: Vitor Fernandes
Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!