Jogadores brasileiros pedem ajuda para sair da Ucrânia; Embaixador garante que todos serão evacuados

jogadores brasileiros ucrânia
O Brasil possui um total de 30 jogadores atuando na elite do futebol da Ucrânia (Reprodução/Redes Sociais)

Diversos jogadores brasileiros que atuam em times da Ucrânia tiveram que deixar suas casas e ir para um hotel na capital Kiev. Junto a suas esposas e filhos, eles gravaram e postaram um vídeo (veja abaixo) com pedidos de ajuda ao governo brasileiro para deixar o país em segurança. A preocupação e tensão é grande, diante das explosões das tropas militares russas registradas na madrugada da última quinta-feira (24).

“A gente tá aqui pedindo ajuda pra vocês através desse vídeo devido à falta de combustível que existe na cidade, fronteira fechada, espaço aéreo fechado, não tem como a gente sair”, disse Marlon, ex-Fluminense e atual jogador do Shakhtar Donetsk. O embaixador do Brasil em Kiev assegurou que todos os brasileiros serão evacuados das regiões afetadas na Ucrânia.

‘Nós vamos evacuar os brasileiros’

Norton Rapesta, o embaixador do Brasil em Kiev, afirmou nesta quinta-feira (24) à BBC News Brasil que os brasileiros presentes nas regiões afetadas pelo conflito na Ucrânia serão evacuados. Porém, o diplomata não deu detalhes sobre como isso vai acontecer. De acordo com o embaixador, mais informações serão divulgadas nas próximas horas.

“Nós vamos evacuar os brasileiros. Jogadores de futebol. Todo mundo”, disse Norton Rapesta. O embaixador comunicou ter gravado um vídeo com mais detalhes do processo de evacuação. O conteúdo foi posteriormente enviado ao Itamaraty, que divulgará as medidas. O Brasil é o país estrangeiro com mais representantes na elite do futebol ucraniano, com 30 atletas brasileiros.

Shaktar e Dynamo

Os atletas presentes no vídeo jogam no Shaktar Donetsk, que conta com 12 brasileiros no elenco, e no Dynamo de Kiev, com dois. Além disso, também aparecem o atacante David Neres e o lateral-esquerdo Ismaily, que já passaram pela seleção brasileira. “Espero que vocês possam nos ajudar promovendo esse vídeo pra que ele possa alcançar o maior número de pessoas possível”, completou Marlon.

Uma das mulheres também falou: “Estamos nos sentindo um pouco abandonados, porque não temos o que fazer, não sabemos o que fazer. As notícias não chegam até nós, a não ser as do Brasil. Pedimos um apelo para vocês, até por causa das crianças”. Segundo ela, todos eles saíram correndo de suas casas para o hotel, com poucas peças de roupa na bagagem. Também há incerteza sobre a questão dos alimentos.

Mineiros

Guilherme Smith, Cristian e Juninho, brasileiros do clube da Ucrânia Zorya Luhansk, também fizeram um apelo em vídeo. “Temos as situações que as fronteiras estão fechadas, o espaço aéreo não está operando mais. Peço a ajuda de vocês para que o vídeo possa chegar nas autoridades brasileiras e na embaixada da Ucrânia também”, solicitou Juninho, que é mineiro de Santana de Cataguases.

O belo-horizontino Fernando, do Shaktar, postou em suas redes sociais um pedido: “Reze pela Ucrânia”.

Cazares

O equatoriano Cazares, ex-Atlético e atualmente no Metalist, repostou hoje (24) uma mensagem tranquilizadora para a família e os amigos, escrita pelo companheiro de equipe brasileiro, Matheus Peixoto.

“Venho através desta mensagem dizer que estou bem. Eu e meus companheiros estamos na Turquia, estávamos em pré-temporada em Antalya e retornaríamos hoje para Kharkiv, na Ucrânia, para jogar dia 1 pela Copa da Ucrânia, e com tudo isso que está acontecendo, os voos foram cancelados. Não estamos na Ucrânia!”, assegura o texto.

Imagem
Mensagem postada pelo brasileiro Matheus Peixoto e compartilhada por Cazares (Reprodução/Instagram/@juanicazares10)
Beatriz Kalil Othero[email protected]

Jornalista formada pela UFMG, escreve para o BHAZ desde 2020, e atualmente, é redatora e fotógrafa do Portal. Participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2021 e 2022, e pela Rede de Rádios Universitárias do Brasil em 2020.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!