Jovem mata namorada por crer que ela era um ‘demônio sugando a vida’ e é condenado

mata namorada
Jordan Brodie Miller matou Emerald Wardle na Austrália (Reprodução/Redes sociais)

Um estudante universitário foi considerado culpado de assassinar sua namorada após entrar em um estado psicótico e estrangulá-la dizendo acreditar que ela era um demônio. Jordan Brodie Miller, 22, matou a garota de 18 anos, Emerald Wardle, na casa de seus pais em Maitland, ao Norte de Sydney (Austrália), em 20 de junho de 2020. As informações são do Daily Mail.

O julgamento durou três semanas e o júri ouviu que o estudante que dizia que a namorada era um demônio que estava ‘sugando a vida dele’. Contudo, o júri concordou com os promotores que sua psicose foi causada exclusivamente por abusar de forma crônica das drogas. Ele teria consumido uma grande dose de LSD antes de matar a mulher.

A defesa tentou argumentar que o estudante sofria de uma doença mental não diagnosticada, como esquizofrenia, quando estrangulou a namorada. Os defensores queriam um “veredicto especial” que o consideraria culpado, mas não criminalmente responsável por conta da doença psicótica. Mas as teses foram rejeitadas.

Uso de drogas

Miller havia consumido LSD ou ácido em 9 de junho, 11 dias antes de Wardle ser encontrada morta pela polícia, que entrou na casa de Metford logo após 1h30. Houve sons de surpresa quando o veredito de culpado foi devolvido, cinco dias depois que os jurados se retiraram para considerar o caso, relata o Daily Telegraph.

O professor David Greenberg deu provas no julgamento e sugeriu que a condição de Miller atendeu aos critérios de uma psicose induzida por drogas, mas não atendeu a todos os critérios de esquizofrenia, uma condição que seu advogado argumentou que ele pode estar sofrendo. No entanto, outro psiquiatra, o professor Olav Nielssen, disse que ‘apostaria dinheiro’ em Miller que sofre de esquizofrenia, que foi intensificada pelo uso de drogas.

‘Gigante gentil’

A mãe de Wardle, Tania Simshauser, prestou depoimento durante o julgamento e falou da adoração que sua filha tinha por Miller. Ela disse ao tribunal que se referia ao jovem de 22 anos como um “grande e tímido gênio”. Miller foi chamado de “gigante gentil” por amigos e familiares que também depuseram.

No entanto, vários disseram ter notado certas mudanças comportamentais nele, que entraram em foco depois que ele foi acusado do assassinato de Wardle. Testemunhas disseram que ele se tornou mais argumentativo e falou sobre ser mais inteligente e perder seu “ego” desde sua “viagem” de ácido em 11 de junho.

Ele entrou em contato com um serviço de aconselhamento através de seu trabalho em uma estação de serviço da Caltex e depois revelou às autoridades que acreditava estar recebendo mensagens do serviço sobre demônios.

Miller havia roubado o carro de sua namorada na noite anterior à sua morte e o levado para seu local “favorito” em Morpeth, onde ele planejava acabar com a própria vida. No entanto, depois de falar com a mãe de Wardle ao telefone, ele voltou para casa.

‘Assassino’

Aparecendo no tribunal por vídeo-chamada no dia seguinte à sua prisão, Miller disse repetidamente ao tribunal que era um “assassino”, apesar dos apelos de seu advogado. “Eu coloquei minhas mãos em volta da garganta de Emerald Wardle”, disse ele, apesar de seu advogado de assistência jurídica pedir que ele permanecesse em silêncio.

O jovem de 22 anos, que não tem condenações anteriores por violência doméstica, também disse às autoridades que estava ciente de que estava estrangulando Wardle. Miller foi mantido sob custódia para ser sentenciado em uma data posterior.

Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!