Juíza pergunta a vítima de estupro se ela ‘tentou fechar as pernas’

O grupo feminista espanhol Clara Camponamor, que apoia as vítimas de violência de gênero, solicitou que o Conselho Geral do Poder Judiciário investigue a ação de uma juíza que fez perguntas ” totalmente ofensivas” a uma vítima de estupro. Segundo a organização, a juíza interrogou uma mulher que requisitava uma ordem de restrição contra o seu suposto agressor se ela tinha “fechado as pernas e todos seus órgãos femininos”.

De acordo com o jornal espanhol “El Local”,no dia 16 de fevereiro, a vítima, grávida de quatro meses, foi a uma delegacia na cidade de Vitoria-Gasteiz, no País Basco, com o objetivo de registrar queixa contra um homem que repetidamente abusava dela “sexualmente e psicologicamente”. No dia seguinte, a mulher foi chamada para depor diante da juíza.

“(A magistrada) mostrou descrença óbvia no testemunho da vítima, a questionou sem deixá-la responder, com perguntas conduzidas e ofensivas”, afirmou Blanca Estrella Ruiz, presidente da Associação Clara Campoamor, em comunicado. “Claro exemplo dessa atitude foi quando a juíza questionou repetidamente se a vítima tentou resistir à agressão, se ela ‘fechou suas pernas firmemente’ ou se ‘fechou todos os seus órgãos femininos”.

“Tais questionamentos são não apenas desnecessários à investigação, mas completamente ofensivos e violam a dignidade da vítima”, criticou Blanca.

Segundo o diário “El Mundo”, não foi a primeira vez que essa juíza é acusada de procedimentos polêmicos em casos de violência de gênero. Ela já chegou ao ponto de interrogar, ao mesmo tempo, a denunciante e o denunciado, proporcionando um ambiente de completa intimidação para a mulher.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!