Langya henipavirus: Cientistas confirmam 35 infectados por novo vírus em humanos na China

cientista laboratório
Cientistas fizeram descoberta na China (IMAGEM ILUSTRATIVA: Reprodução/Envato Elements)

Cientistas publicaram na revista científica The New England Journal of Medicine a descoberta de um novo vírus na China. O Langya henipavirus (LayV) infectou 35 pessoas entre 2018 e 2021.

Os casos foram monitorados ao longo desses anos, mas só na última semana foram publicados na revista científica. Do total, 26 tiveram uma análise mais detalhada.

A revista revela que 100% dos pacientes tiveram febre. Em alguns casos, outros sintomas, como fadiga (54%), tosse (50%), dor de cabeça (35%) e vômito (35%).

Também houve registros de anormalidades no funcionamento do fígado (em 35% dos pacientes) e rins (8%). Não há informações sobre mortes.

Sem transmissão de pessoa para pessoa

Segundo o estudo, não há indícios de transmissão do LayV no contato de uma pessoa para outra. A infecção é, provavelmente, de origem animal.

Os cientistas afirmam que há sinais de que o musaranho seja um reservatório natural para o vírus, mas ainda é preciso mais estudo para a confirmação.

Mesmo com os cientistas afirmando que a doença está longe de ter o potencial de uma pandemia, a descoberta preocupa.

Isso pelo fato de outros patógenos do gênero Henipavírus que já causaram surtos e infecções graves na Ásia e Oceania, principalmente pelos similares ao Langya, como o Hendra henipavirus (HeV) e Nipah henipavirus (NiV).

O HeV tem infecção rara, mas com taxa de mortalidade que chega a 57%, de acordo com o Centro de Controle de Doenças (CDC) dos Estados Unidos. O NiV, no entanto, entre 1998 e 2018, teve taxa de mortalidade de 40% a 70%. Os dois causam problemas respiratórios e neurológicos.

Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!