Loja de rações passa a exigir que clientes apresentem foto com cavalo para vender ivermectina

loja exige foto com cavalos
O remédio, que não possui eficácia comprovada contra a Covid-19, é utilizado como vermífugo em animais (FOTO ILUSTRATIVA: Banco de imagens/Unsplash)

O aumento na procura por ivermectina – medicamento usado sem nenhuma comprovação científica contra a Covid-19 – fez com que uma loja em Las Vegas, nos Estados Unidos, tomasse medidas drásticas. Um bilhete na prateleira anuncia que o medicamento será vendido “somente para donos de cavalos”. E para a comprovação, o estabelecimento ainda exige que os clientes “mostrem uma foto sua e do seu cavalo”.

A loja vende rações e outros produtos para pets, o que justifica a comercialização do remédio, utilizado como vermífugo em animais. Nos Estados Unidos, o medicamento também pode ser utilizado no tratamento de estrongiloidíase intestinal e oncocercose, ambas doenças causadas por parasitas.

No entanto, em entrevista ao portal Local 12, o gerente do estabelecimento disse ter percebido que a procura pelo produto nos últimos meses tinha outra finalidade. “Um senhor mais velho entrou na loja e me disse que sua esposa queria que ele fizesse o tratamento com ivermectina”, relata Shelly Smith. 

“Eu imediatamente o trouxe aqui, porque naquela época ainda não tinha esta placa, e eu disse que não é seguro para ele tomar. E ele disse: ‘Bem, estamos tomando e meu único efeito colateral é que não consigo enxergar de manhã’, e respondi ‘esse é um grande efeito colateral, então você provavelmente não deveria tomá-lo'”, conta.

Procura desenfreada

Segundo Smith, o estabelecimento recebia ao menos cinco ligações por dia de clientes procurando pelo medicamento. Foi isso que o levou a pendurar a placa na prateleira em que o produto fica e a exigir que os consumidores apresentassem uma foto de seus cavalos antes de comprar a ivermectina.

“Não quero que as pessoas tomem ivermectina, porque é um vermeiro. Isso não é para humanos tomarem, é para tratar parasitas em cavalos”, conta.

‘Vocês não são uma vaca. Sério. Parem com isso’

Com o objetivo de frear o uso da ivermectina como tratamento precoce para Covid-19, no último dia 20 o Departamento de Saúde do Estado do Mississippi, nos Estados Unidos, emitiu um alerta informando os riscos do medicamento. “Drogas animais são altamente concentradas para animais grandes e podem ser altamente tóxicas em humanos”, disse.

Pelo Twitter, o órgão americano foi ainda mais incisivo no recado. “Vocês não são um cavalo. Vocês não são uma vaca. Sério, parem com isso”, escreveu.

Fabricante nega eficácia

Em fevereiro deste ano, a fabricante da ivermectina, a Merck, afirmou em comunicado a não-eficácia do medicamento no tratamento contra a Covid-19. No Brasil, a ivermectina está dentro do conhecido “Kit Covid”, conjunto de medicamentos que, de acordo com o governo brasileiro, previnem a doença (veja aqui).

No comunicado, a empresa afirma que não existem dados disponíveis que garantem a segurança e a eficácia contra a Covid-19. Entretanto, a Merck afirmou que os cientistas da farmacêutica continuam examinando os estudos disponíveis sobre a ivermectina no tratamento da Covid-19. A recente análise conseguiu identificar os seguintes pontos:

  • Não há base científica para um efeito terapêutico potencial contra Covid-19 em estudos pré-clínicos; 
  • Não há evidência significativa para atividade clínica ou eficácia clínica em pacientes com a doença; 
  • Há uma preocupante falta de dados de segurança na maioria dos estudos.

A farmacêutica Merk acrescentou: “Não acreditamos que os dados disponíveis suportem a segurança e eficácia da ivermectina, além das doses e populações indicadas nas informações de prescrição aprovadas pela agência reguladora”.

Edição: Giovanna Fávero
Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!