‘Delicioso e ponto final’: Antigas lojas do McDonald’s reabrem com nova marca e russos formam filas

delicioso e ponto
Neste domingo, 15 restaurantes foram inaugurados em Moscou com o nome ‘Vkusno i Tochka’ -‘Delicioso e ponto final’, em português (Reprodução/@apocalypseos/Twitter)

Após três meses de inatividade por conta da guerra, as antigas lojas da rede de fast-food McDonald’s voltaram a operar na Rússia, agora, com uma nova marca. Neste domingo (12), 15 restaurantes foram inaugurados em Moscou com o nome “Vkusno i Tochka” (“Delicioso e ponto final”, em português). As informações são do jornal russo DW.

A expectativa é que outras 50 filiais sejam abertas por semana até o final de junho. O diretor geral da empresa, Oleg Paroev, disse durante a cerimônia de inauguração da unidade localizada na Praça Pushkinskaya que a rede pode expandir de 850 para mil lojas nos próximos cinco anos.

A cadeia de restaurantes foi vendida para um empresário da Kuzbass Alexander Govor que, desde 2015, administra 25 restaurantes na Sibéria em regime de franquia. O acordo de venda do negócio prevê que o comprador manterá a equipe por pelo menos dois anos. 

A marca McDonald’s, nos termos do acordo, não pode ser usada pelos novos donos. A rede americana, por sua vez, tem o prazo de 15 anos para recomprar o negócio. Vídeos que circulam pelas redes sociais mostram que os russos formaram filas para conferir a novidade.

‘Contra os valores do McDonald’s’

O McDonald’s, como muitas outras empresas estrangeiras, anunciou a suspensão do trabalho no mercado russo após a invasão à Ucrânia. O último dia de funcionamento da franquia no país foi 13 de março, marcado por protestos, longas filas e tumultos (relembre aqui).

“A crise humanitária causada pela guerra na Ucrânia e a crescente imprevisibilidade do ambiente operacional levaram o McDonald’s a concluir que continuar a possuir um negócio na Rússia não é viável e não está de acordo com os valores do McDonald’s”, explicou a empresa na época.

Edição: Roberth Costa
Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!