Menino de 10 anos faz bolos decorados para pagar cirurgia após sofrer queimaduras em acidente

joaquín-nahuel
Joaquín Nahuel tem 10 anos e faz bolos confeitados para pagar procedimento cirúrgico (Reprodução/@JoaqunNahuel/Twitter)

Um menino de 10 anos, morador da Argentina, está comovendo as redes sociais com seus bolos profissionais. Joaquín Nahuel confeita desde os 6 anos, mas agora está em busca de recursos para pagar uma cirurgia cara. O pequeno sofreu um acidente que queimou 25% de seu corpo, e precisa passar por um procedimento de reconstrução para que sua mobilidade não fique prejudicada.

No início do mês passado, o mini confeiteiro contou sobre as grandes cicatrizes que tem na pele e sobre sua história na confeitaria. “Muitas pessoas perguntam-me o que tenho na pele, eu digo-lhes que queimei 25% do meu corpo e tenho 10 anos, o meu sonho é ser um confeiteiro”, disse.

“Comecei quando tinha 6 anos, apenas fazendo pão de ló, e há 4 meses comecei a fazê-los altos e com decorações. Em 4 meses tenho progredido muito, não tenho um curso nem nada”, disse o menino.

Motivação vem do avô

Segundo o Milenio, Joaquín contou que começou a fazer doces motivado pelo avô Francisco, quem lhe ensinou algumas técnicas que ele aplica hoje – além das que está aprendendo nos tutoriais que da internet.

“Eu fazia bolos com ele e depois comecei a gostar de fazer a decoração e tudo mais”, disse o menino, que também afirmou que quer “ser confeiteiro e entrar no Bake Off Argentina”, programa de competição em confeitaria.

Boca Juniors ganha bolo de presente

As publicações do Twitter do pequeno começaram a viralizar, até chamar a atenção dos jogadores de futebol do Boca Juniors, time para o qual o garoto torce. No último domingo, Joaquín levou um bolo para os atletas do clube, e compartilhou uma foto com eles em suas redes sociais.

“Espero que tenha gostado e, se não, lhes prometo que o próximo será melhor, agradeço-lhe, Sebastián, por confiar em mim”, agradece o mini confeiteiro na postagem que, até o momento, acumula mais de 165 mil curtidas. Confira:

A família do garoto organiza rifas e sorteios de seus bolos para pagar a operação. Ainda assim, Joaquín dedica alguns de seus doces para doar para refeitórios públicos e também moradores de rua.

O acidente

O pequeno sofreu o acidente há três anos atrás, num passeio em família. “Eu estava brincando com meu irmão, era aniversário da minha mãe, pegamos o álcool e carbonizou. Jogamos a brasa na grelha e nós dois pegamos fogo”, contou o menino.

As chamas atingiram parte do corpo do garoto, o que o levou a ficar um mês em recuperação no Hospital de Queimados em Buenos Aires. Conforme os especialistas que cuidam da criança, se as queimaduras não forem tratadas desde cedo, elas podem prejudicar a mobilidade do menino.

“Para uma reconstrução facial são necessários quatro expansores de pele que custam 500 dólares [cerca de R$2.825] cada, e são só para o rosto. É o primeiro que vão fazer e se tudo correr bem, continuam com o corpo. Mas tudo depende do crescimento dele, conforme ele cresce e você vê o movimento da cabeça dele sendo feito”, explicou a mãe de Joaquín Nahuel.

Inspiração nos pais

Recentemente, o pequeno criou uma conta no Facebook, em que ele posta seus bolos, muffins, donuts e outras variedades de doces. Embora já tenha conhecido várias personalidades da confeitaria de quem é fã, o garoto disse que sua maior inspiração e força vem de “minha mãe e meu pai, Raquel e Adam Núñez”.

Ao ser questionado como se sente quando faz seus bolos, e como está lidando com o reconhecimento, o mini confeiteiro respondeu simplesmente: “Sinto-me feliz”.

Edição: Giovanna Fávero
Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!